Euribor registam fortes quedas e renovam mínimos históricos
06 Julho 2012, 10:33 por Andreia Major | amajor@negocios.pt
3
Enviar por email
Reportar erro
0
As taxas interbancárias acentuaram as quedas em todos os prazos na sessão de hoje, a reagirem ao corte da taxa de juro de referência para 0,75% anunciado ontem pelo Banco Central Europeu (BCE). As Euribor atingiram hoje novos mínimos históricos em todos os prazos.
O BCE anunciou ontem uma descida da taxa de juro para a Zona Euro de 25 pontos base para 0,75%, um valor nunca praticado pela autoridade monetária.

Já a taxa paga aos bancos pelos seus depósitos caiu para zero, o que significa que se os bancos colocarem o dinheiro no BCE não receberão qualquer juro. Uma medida que visa incentivar o mercado interbancário.

Apesar da medida já ser esperada pelos economistas, as taxas Euribor registaram na sessão de hoje quedas acentuadas em todas as maturidades.

No curto prazo, a taxa a um mês recuou 10,7 pontos base para 0,255%, o que corresponde a um mínimode todos os tempos. Também no prazo a 3 meses caiu 9,2 pontos base para 0,549% e renovou um mínimo histórico. A Euribor a seis meses cedeu 8,9 pontos base para 0,831%, o que corresponde ao valor mais baixo alguma vez registado.

No longo prazo, a Euribor a nove meses perdeu 8,7 pontos base para 0,980%,e a taxa a doze meses diminuiu 8,4 pontos base para 1,118%, renovando ambas os prazos mínimos históricos.
3
Enviar por email
Reportar erro
0
pesquisaPor tags: