Bolsa Ganhos da EDP não impedem queda do PSI-20

Ganhos da EDP não impedem queda do PSI-20

O PSI-20 está a negociar em terreno negativo, com a maioria das cotadas no vermelho. A EDP continua em terreno positivo, mas a sua valorização não trava a descida do índice. Entre as restantes praças europeias, o vermelho é a cor dominante.
Ganhos da EDP não impedem queda do PSI-20
Miguel Baltazar
Ana Laranjeiro 04 de julho de 2017 às 11:57

A manhã na bolsa de Lisboa começou com sinal mais, com o principal índice, o PSI-20, a ser suportado sobretudo pelos ganhos da EDP, que superavam os 3%. Porém, a eléctrica atenuou a valorização e o PSI-20 inverteu para o vermelho. O principal índice lisboeta desce 0,14% para 5.173, 34 pontos, com 13 empresas em queda, cinco em alta e uma inalterada.

A EDP sobe por esta altura 1,72% para 2,905 euros. A empresa liderada por António Mexia esteve a beneficiar da notícia que dava conta que a espanhola Gas Natural queria fundir-se com a EDP. Embora a espanhola tenha negado conversações a EDP não se pronunciou e as acções da eléctrica subiam mais de 3% no início do dia. Mas, cerca de duas horas depois do arranque da sessão em Lisboa, a EDP enviou um comunicado ao regulador do mercado de capitais onde "nega a existência de negociações entre as duas entidades sobre este tema".  

Entre as restantes cotadas do sector energético, a tendência é negativa, com a EDP Renováveis a ceder 0,14% para 6,995 euros, a REN perde 0,69% para 2,728 euros e a Galp Energia a desvalorizar 0,52% para 13,425 euros. Esta última acompanha o sentimento do petróleo nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, referência para as importações nacionais, recua 0,40% para 49,48 dólares por barril.

O BCP perde 0,58% para 23,91 cêntimos, enquanto o Montepio sobe 0,41% para 49 cêntimos, isto num dia em que o Negócios avança que várias misericórdias e outras instituições da economia social que já têm unidades de participação no banco do Montepio. Para já, estas entidades estão de fora das negociações que podem levar a Santa Casa a entrar na caixa económica.

A Jerónimo Martins cede 0,23% para 17,095 euros e a Sonae, por sua vez, ganha 0,52% para 96,2 cêntimos.

A Nos perde 0,36% para 5,243 euros.

No sector da pasta e do papel, a Altri recua 0,61% para 4,06 euros, a Navigator desvaloriza 0,92% para 3,661 euros e a Semapa perde 0,64% para 17,06 euros.

Entre as restantes praças europeias, o sentimento é de perdas num dia que é feriado nos Estados Unidos, o que pode afastar muitos investidores dos mercados bolsistas. Ainda a marcar o dia está a notícia que a Coreia do Norte que testou com sucesso o primeiro míssil balístico intercontinental (ICBM), uma etapa crucial para a realização do objectivo de poder ameaçar os Estados Unidos com armas nucleares. Este míssil caiu nas águas do Japão. Esta notícia pode estar também a penalizar as acções.




A sua opinião10
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 2 semanas

Está mesmo tudo maluco... eu só volto á bolsa em Setembro ou Outubro. Conselho de veterano. Bons negócios.

Anónimo Há 2 semanas

O BCP sobe empolgado pela noticia onde Bruxelas autoriza Roma a injectar 5,4 mil milhões no Monte dei Paschi, não por qualquer resultado positivo (contas, negócios, etc). É apenas pura especulação. Um risco demasiado elevado, quando todo o Psi 20, Europa e States começa a ajustar fortemente...

BCP Há 2 semanas

Santa Maria nos valha, hoje até se compra BCP a 0,24€!!! É o vale tudo! É que vai ser uma ecatombe quando ajustar +-30%... nem quero ver...

Portucel Há 2 semanas

Tentam. deitar a Navigator abaixo, mas nao conseguem. Grande Empresa

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub