Bolsa Goldman antecipa potencial choque para as bolsas até final do ano

Goldman antecipa potencial choque para as bolsas até final do ano

As acções norte-americanas e europeias deverão ter um caminho difícil até o final do ano.
Goldman antecipa potencial choque para as bolsas até final do ano
Lucas Jackson/Reuters
Bloomberg 11 de Outubro de 2016 às 07:15

É esta a mensagem do Goldman Sachs, que afirma que os riscos políticos, amplificados pela fraca economia na Europa e pelos altos preços das acções nos EUA, tornam estes mercados vulneráveis a desvalorizações nos próximos três meses. O banco projecta que o S&P 500 e o Stoxx Europe 600 vão descer cerca de 2% até Dezembro.

"Temos mais potencial para choques no momento", diz Christian Mueller-Glissmann, director de estratégia de portfólio e alocação de activos do Goldman Sachs, por telefone, de Londres, em 6 de Outubro. "Temos uma ligeira preferência para ser mais defensivos e uma inclinação pela Ásia e pelos mercados emergentes em relação aos mercados mais desenvolvidos. Estamos um pouco mais pessimistas em relação à Europa e aos EUA para o fim do ano."

A previsão do Goldman Sachs sobre a Europa é mais pessimista que a da maioria dos especialistas, uma vez que a média de 10 projecções compiladas pela Bloomberg prevê uma subida de 1,3% do Stoxx 600 em relação à cotação de fecho de sexta-feira. O índice já perdeu mais de 6,5% este ano e os investidores retiraram quase 93 mil milhões de dólares dos fundos que replicam o desempenho das acções europeias durante um período recorde de 35 semanas de resgates, segundo um relatório do Bank of America da semana passada, que cita dados da EPFR Global. Pesa sobre as acções a ansiedade dos investidores sobre a eficácia dos estímulos do Banco Central Europeu para impulsionar o crescimento e o impacto na saúde dos bancos da região.

Nos EUA, são as avaliações altas que preocupam Mueller-Glissmann, que afirma que os níveis altos podem desencadear quedas significativas em caso de choque, em particular na ausência de crescimento sustentável dos lucros para apoiar os preços. O S&P 500 é negociado a mais de 18 vezes os lucros estimados, contra uma média de 15,6 nos últimos cinco anos. A eleição presidencial de Novembro e o possível aumento da taxa de juro pela Reserva Federal podem desencadear desvalorizações, adiantou.

David Kostin, estratego de acções do Goldman Sachs, um dos analistas mais precisos do ano passado, prevê que o S&P 500 terminará Dezembro em 2.100 pontos, abaixo do nível de fecho de sexta-feira, nos 2.153,74 pontos. Para o resto de 2016, o banco prefere o MSCI Asia ex-Japão  e mercados emergentes como a China. No mês passado, o Goldman baixou a recomendação para as acções americanas e europeias num horizonte de três meses para o equivalente a venda.

"As acções são um activo difícil se não há uma tendência clara e positiva de crescimento", disse Mueller-Glissmann.

Tradução da Bloomberg do artigo original publicado a 9 de Outubro




A sua opinião7
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 3 semanas

ENTRETANTO ENTRA PARA O CAPITAL DA UBER!

comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

Goldman antecipa potencial choque para as bolsas até final do ano

ISTO VAI SER UM DESASTRE, COM EXCEPÇÃO PARA A UBER!

Anónimo Há 3 semanas

ENTRETANTO ENTRA PARA O CAPITAL DA UBER!

administrador Há 3 semanas

Pessoal, continuo com resaca de um belo e quente fim de semana em Sesimbra, tenho acordado tarde, depois vou comer e beber um copo à noite e pensando no trabalho que dá a vida... e assim, não tenho gasto dinheiro com a malta das cotadas. Acho que está semana vou continuar a descansar.

Anónimo Há 3 semanas

BCPATOS, atenção muita atenção, aproxima-se o reverse stock split, fujam enquanto é tempo.

ver mais comentários
pub