Research Haitong estima aumento nos lucros da Galp e acção mais dependente do petróleo

Haitong estima aumento nos lucros da Galp e acção mais dependente do petróleo

A petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva terá fechado o primeiro semestre com lucros de 251,5 milhões de euros.
Haitong estima aumento nos lucros da Galp e acção mais dependente do petróleo
Rui Miguel Pedrosa/Correio da Manhã
Nuno Carregueiro 18 de julho de 2017 às 09:15

Os lucros da Galp Energia terão aumentado 2% no primeiro semestre deste ano, para 251,5 milhões de euros, de acordo com as estimativas do Haitong, que colocam o EBITDA da petrolífera também a subir (+40% para 883,1 milhões de euros).

 

A subida dos resultados da Galp, de acordo com a mesma fonte, é explicada pelo desempenho da unidade de refinação e venda de combustíveis, o que aliado à recuperação na divisão de gás e electricidade deverá compensar a previsível queda na área de produção e exploração de petróleo.

 

Numa nota de research publicada esta terça-feira, o banco de investimento destaca a subida da margem de refinação (para 5,8 dólares por barril) enquanto na produção de petróleo o aumento de 2% não foi suficiente para compensar a queda de 9% na cotação do Brent.

 

Assinala ainda que o aumento previsto de 24% para os resultados operacionais (EBIT) entre o primeiro e o segundo trimestre "é caso único entre as petrolíferas europeias".

 

Além do melhor desempenho a nível operacional, o Haitong refere que a contribuir para a subida dos lucros terá estado também os menores custos financeiros e pagamento de impostos. No segundo trimestre os lucros terão ficado em 152,8 milhões de euros, o que representa um aumento homólogo de 15% e de 55% face aos primeiros três meses deste ano.

 

A Galp apresenta os resultados trimestrais a 31 de Julho e o Haitong espera que estes não tenham grande impacto na cotação da petrolífera, que "no curto prazo deverá ficar mais dependente da evolução dos preços do Brent".

 

A queda de 9% na cotação do Brent deverá levar o EBITDA da unidade de produção e exploração a descer para 25,5 dólares por barril.    

 

O Haitong tem uma recomendação de "neutral" para as acções da Galp Energia, com um preço-alvo de 113,50 euros. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub