Bolsa Income Fund of America deixa de ter participação qualificada na EDP

Income Fund of America deixa de ter participação qualificada na EDP

Durou pouco mais de quatro meses a participação qualificada do fundo de investimento americano na eléctrica liderada por António Mexia. O Income Fundo of America comunicou ter passado a deter uma posição na EDP inferior a 2%.
Income Fund of America deixa de ter participação qualificada na EDP
Miguel Baltazar
David Santiago 05 de dezembro de 2017 às 18:09

Em comunicado enviado na tarde desta terça-feira, 5 de Dezembro, pela EDP à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a eléctrica diz ter recebido, da parte do Income Fund of America (IFA), a informação de que o fundo de investimento deixou de ter uma participação qualificada na cotada.

 

Na nota enviada ao regulador, a EDP refere ter recebido a informação no passado dia 30 de Novembro, dia em que o Income Fund of America comunicou ter passado a deter uma participação de 1,9321% no capital social da empresa liderada por António Mexia.

 

Pode ler-se também no comunicado à CMVM que o IFA "conferiu poderes à Capital Research and Management Company para exercício dos direitos de voto correspondentes a esta participação". Assim, apesar de o IFA ser o detentor directo dos 70.650.307 títulos accionistas, estas acções são também "imputáveis à Capital Research and Management Company", lê-se ainda na nota.

 

Em Agosto, o IFA tinha passado a deter uma participação qualificada na EDP ao ter uma posição de 2,0017% na eléctrica, um movimento comunicado pela cotada portuguesa ao regulador no dia 22 de Agosto.

 

A Capital Research and Management Company é uma consultora de investimentos sedeada nos Estados Unidos da América que administra fundos de investimento mútuo. O total de acções detidas pelo IFA baixou do patamar de 2% do capital social da EDP no dia 29 de Novembro de 2017.

 

Já a posição detida pela Capital Research and Management Company é também imputável ao Capital Group Companies, que assim vê reduzida a participação de 12% até aqui detida na EDP. Seja como for, o  Capital Group Companies continua a deter a segunda maior posição no capital da EDP, atrás da China Three Gorges que detém 21,35% da cotada.

 

A EDP fechou a sessão bolsista desta terça-feira a perder 0,41% para 2,905 euros.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub