Bolsa Investéder aumenta participação na SDC para 90,3%

Investéder aumenta participação na SDC para 90,3%

A Investéder, que pertence aos gestores António Castro Henriques e Gonçalo Andrade Santos, aumentou a posição na SDC Investimentos, ficando assim com mais de 90% da accionista da Soares da Costa.
Investéder aumenta participação na SDC para 90,3%
Cátia Barbosa/Negócios
Negócios 18 de janeiro de 2018 às 19:53

A Investéder – Investimentos subscreveu a totalidade do aumento de capital da SDC Investimentos, ontem registado, de 160.000.000,00 euros para 165.940.000,00 euros, através da emissão de 220.000.000 novas acções ordinárias nominativas e sem valor nominal, refere um comunicado divulgado esta quinta-feira, 18 de Janeiro, na CMVM.

 

Com esta operação, a Investéder passou a deter uma participação qualificada directa de 90,289% dos direitos de voto na SDC Investimentos, correspondente à detenção de 343.097.423 acções.

 

Além disso, o comunicado sublinha que "os direitos de voto acima referidos são imputáveis a António Manuel Pereira Caldas de Castro Henriques [na foto] e a Pedro Gonçalo de Sotto Mayor de Andrade Santos, enquanto detentores da totalidade do capital social da Investéder".

Comunicaram, também, que a Investéder alienou no dia 21 de dezembro de 2017 e fora do mercado regulamentado (Euronext Lisbon), 100.000 ações da SDCI à Oceanlotus, sociedade actualmente detida em 60% pela Investéder, em 15% por António Manuel Pereira Caldas de Castro Henriques e em 15% Pedro Gonçalo de Sotto Mayor de Andrade Santos. As acções alienadas tiveram como valor de referência unitário € 0,027.

Assim, directa e indirectamente, a Investéder passou a deter uma participação qualificada de 90,315% dos direitos de voto relativos à detenção, directa e indirecta, de 343.197.423 acções.

 

Na assembleia-geral do passado dia 12 de Dezembro, os gestores da SDC Investimentos conseguiram a aprovação da proposta de conversão de créditos que lhes dará maior poder para determinar o saneamento financeiro daquela sociedade, accionista minoritária da Soares da Costa Construções.

 

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SDC Investimentos informou nessa altura ter sido "aprovado um aumento de capital" na SDC Investimentos, "a subscrever pela Investéder", sociedade que pertence a António Castro Henriques e a Gonçalo Andrade Santos, gestores da empresa que está, agora, centrada no sector imobiliário.

 

A operação é feita mediante uma conversão de 5,9 milhões de euros em créditos detidos pela Investéder, o que fará com que a participação accionista suba de 77% para mais de 90%, participação que, segundo as regras do Código de Valores Mobiliários, confere maior liberdade para operar diversas medidas, incluindo para retirar a sociedade de bolsa, explicava na altura a empresa.

 

Antes desta operação, a SDC Investimentos – que tem um terço da Soares da Costa Construções – era detida em 77% pela Investéder, posição que a empresa dos gestores da empresa conseguiu através da oferta pública de aquisição a 2,7 cêntimos e também por via de aquisições em bolsa. Eram cerca de 123 milhões de acções, do total de quase 160 milhões representativos do capital da sociedade, nas suas mãos.

 

Com o aumento de capital, foram então emitidos mais 200 milhões de novas acções, subscritas pela Investéder mediante a conversão de créditos.

(notícia rectificada dia 22 de Janeiro, após novo comunicado à CMVM informando sobre a posição total da Investéder - directa e indirecta)




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
sa 18.01.2018

sdc 0.01 centimos brevemente

pub