Bolsa Isabel dos Santos: Banco de Fomento de Angola prepara IPO

Isabel dos Santos: Banco de Fomento de Angola prepara IPO

Isabel dos Santos diz estar a ser preparada a venda de participações financeiras no Banco de Fomento de Angola e do BIC. No primeiro caso poderá realizar-se um IPO em Londres ou Lisboa, admite.
Isabel dos Santos: Banco de Fomento de Angola prepara IPO
Sara Antunes 08 de dezembro de 2017 às 14:51

O Banco de Fomento de Angola (BFA) poderá realizar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de 25% do seu capital no primeiro trimestre de 2019. Quem o disse foi Isabel dos Santos, durante uma conferência no Egipto, citada pela Bloomberg.

 

O BFA é detido maioritariamente pela Unitel, controlada por Isabel dos Santos, sendo que 48,1% do seu capital continua nas mãos do BPI.

 

O IPO do BFA poderá ser realizado ou na bolsa londrina ou na portuguesa, segundo a mesma fonte.

 

"Contratámos alguns conselheiros financeiros" para ajudarem a organizar a operação, afirmou Isabel dos Santos.

 

Mas não é apenas uma posição no BFA que estará à venda. A filha do ex-chefe de Estado angolano revelou que também há planos para vender uma participação no BIC, neste caso através de uma colocação privada. A empresária angolana detém 53% do capital do BIC.

"Estes bancos têm vindo a fortalecer-se e penso que agora é altura de abrirem o seu capital e receberem novos accionistas", afirmou Isabel dos Santos, que acrescentou que no caso do BIC seria preferível um accionista que já actuasse no sector bancário. 

Isabel dos Santos falou ainda sobre o seu despedimento da Sonangol, algo que considerou "normal", uma vez que houve mudança de poder em Angola. E diz que esta questão não vai afectar o seu investimento na Galp Energia, onde detém uma participação indirecta através de uma holding, que inclui a Sonangol e os herdeiros de Américo Amorim.

 

Sobre a operadora de telecomunicações Nos, Isabel dos Santos diz que tenciona manter este investimento. 




pub