Bolsa Jerónimo Martins e CTT apoiam terceiro dia de ganhos do PSI-20

Jerónimo Martins e CTT apoiam terceiro dia de ganhos do PSI-20

A bolsa lisboeta fechou em alta pela terceira sessão consecutiva, num dia de ganhos generalizados e em que o destaque foi para as subidas da Jerónimo Martins e dos CTT. Estreantes Ibersol e Novabase, bem como a Corticeira Amorim, negociaram em máximos e também apoiaram a bolsa nacional.
A carregar o vídeo ...
David Santiago 20 de março de 2017 às 16:42

O PSI-20 encerrou a sessão bolsista desta segunda-feira, 20 de Março, a somar 0,38% para 4.631,48 pontos, com 15 cotadas a negociar em alta, três em queda e uma inalterada, naquele que foi o terceiro dia seguido em que a praça lisboeta acumulou valor.

 

A bolsa nacional contrariou a tendência de perdas registada na generalidade das principais praças europeias, que transaccionaram no vermelho depois de na sessão de sexta-feira o índice de referência europeu Stoxx 600 ter tocado em máximos de Dezembro de 2015.

 

No plano nacional foram a Jerónimo Martins e os CTT que mais impulsionaram, com a retalhista a somar 1,36% para 15,67 euros, e os correios nacionais a avançarem 1,31% para 4,863 euros.

 

Também no retalho, a Sonae cresceu 0,23% para 0,881 euros, no dia em que a "sub-holding" do grupo dedicada ao retalho especializado abriu três lojas em Angola.

As duas estreantes no PSI-20 também registaram um dia positivo, apoiando o desempenho do principal índice naiconal. Ao ganhar 4,21% para 15,11 euros, a Ibersol estabeleceu mesmo um novo máximo de sempre. Já a Novabase avançou 0,33% para 3,05 euros, num dia em que ao transaccionar nos 3,13 euros por acção tocou em máximos de 1 de Agosto de 2014. 

Nota positiva ainda para a Corticeira Amorim que voltou a renovar máximos, uma tendência que vem sendo verificada nos últimos meses. Apesar de ter encerrado a sessão a resvalar 0,39% para 10,10 euros, a cotada chegou a negociar nos 10,30 euros, o que representa um novo máximo de sempre para a empresa. 

Ainda em alta negociou a Nos (+0,30% para 4,945 euros) e o grupo EDP, com a EDP Renováveis a apreciar 0,20% para 6,112 euros e a EDP a somar 0,49% para 2,877 euros, isto num dia em que o Diário de Notícias avançou que a empresa liderada por António Mexia poupou 19,4 milhões de euros em juros com a adesão ao programa especial de redução do endividamento ao Estado (PERES).

A travar uma melhor prestação da bolsa lisboeta esteve a Galp Energia, com a petrolífera a perder 0,70% para 13,49 euros, num dia de desvalorização do preço do petróleo nos mercados internacionais - em Londres o Brent cai agora 0,19% para 51,66 dólares por barril -, o que acontece 
numa altura que a produção da matéria-prima nos Estados Unidos continua a anular os cortes realizados pelos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) no início do ano.


Também em terreno negativo negociou o BCP que terminou o dia a recuar 0,43% para 0,163 euros. 

(Notícia actualizada às 16:53)




A sua opinião25
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Marco Horácio Há 4 dias

sem grandes comentários
viva a Sonae Capital
a caminho dos 90 centimos em breve

comentários mais recentes
Criador de Touros Há 4 dias

Estou solidário com o AB. Há por aqui gente, de facto, com motivações muito estranhas. A certos bichos temos de lhes dar corda. Enfim...

Anónimo Há 4 dias

AB não faça isso! A sua participação neste Fórum é importante! Peço que reconsidere!
Abraço

AB Há 4 dias

Despeço-me com respeito por quem realmente o merece! AB

Anónimo Há 4 dias

Como se não bastasse a usurpação de nicks, agora também a usurpação de temas! Genial... até sempre!

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub