Bolsa Jerónimo Martins e Galp compensam queda do BCP

Jerónimo Martins e Galp compensam queda do BCP

A bolsa de Lisboa terminou a sessão em alta muito ligeira, impulsionada pelos ganhos da Jerónimo Martins e da Galp. As restantes praças europeias estão também no verde numa altura em que o optimismo regressou aos mercados.
A carregar o vídeo ...
Ana Laranjeiro 30 de agosto de 2017 às 16:44

A bolsa nacional terminou a sessão desta quarta-feira, 30 de Agosto, em alta muito ligeira, em linha com as principais praças europeias. O PSI-20 subiu 0,01% para 5.111,96 pontos, com nove cotadas em alta, sete em queda e três inalteradas. Isto numa altura em que o optimismo regressou aos mercados, depois da revisão em alta do crescimento económico nos Estados Unidos, no segundo trimestre deste ano.

De Abril e Junho, o PIB norte-americano subiu 3%, de acordo com a segunda leitura avançada pelo Departamento do Comércio esta quarta-feira. A primeira leitura apontava para uma subida de 2,6%. O crescimento registado no segundo trimestre é o mais forte desde os primeiros três meses de 2015 e segue-se a uma subida do PIB de apenas 1,2% no período entre Janeiro e Março. Os economistas antecipavam uma revisão em alta para 2,7%, no segundo trimestre.

Estas notícias fazem crescer entre os investidores a expectativa em torno da política monetária nos Estados Unidos, depois de, na última sexta-feira, Janet Yellen, presidente da Fed, não ter dado indicações sobre a evolução das taxas de juro nos EUA, no seu discurso em Jackson Hole.

Além disso, nas praças europeias verifica-se um alívio face aos receios em torno das acções da Coreia do Norte, que disparou um míssil na última segunda-feira à noite, isto apesar de nas últimas horas Donald Trump ter dito que "conversações não são a solução" para a Coreia do Norte.

Nota ainda para a inflação na Alemanha acelerou mais do que previam os economistas – cresceu 1,8% em Agosto. Um número revelado a poucos dias do encontro do Banco Central Europeu, que começa no próximo dia 6, e em que os estímulos monetários deverão estar em cima da mesa. O euro, que ontem tocou em máximos de Janeiro de 2015, recua 0,47% para 1,1916 dólares.

Em Lisboa, destaque para as acções da Jerónimo Martins e Galp Energia.

A retalhista liderada por Pedro Soares dos Santos somou 1,22% para 16,66 euros. A concorrente Sonae recuou 0,53% para 94 cêntimos, depois de ter sido revelado que o co-CEO Ângelo Paupério alienou 350 mil acções da empresa.

As acções foram alienadas na semana passada – nas sessões de 24 e 25 de Agosto – tendo Ângelo Paupério conseguido um encaixe de 337 mil euros com as vendas. 300 mil acções foram alienadas a um preço médio de 0,96375916 e 50 mil acções com um valor médio de 0,961 euros.

 

Para o Haitong, o movimento é ligeiramente "negativo". "Embora a quantidade vendida não seja significativa, achamos que isso pode ser visto como uma indicação da percepção que o Sr. Ângelo Paupério tem da avaliação das acções da Sonae", afirmam os analistas em comunicado.

Na energia, a Galp terminou o dia a ganhar 0,83% para 13,935 euro, isto numa altura em que os preços do petróleo estão a descer nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, referência para Portugal, desvaloriza 0,65% para 51,66 dólares por barril.

Já a EDP perdeu 1,03% para 3,185 euros e a EDP Renováveis terminou inalterada nos 6,85 euros. A REN terminou o dia a cair 0,33% para 2,744 euros.

A impulsionar a bolsa nacional estiveram também as acções da Nos – que subiram 0,74% para 5,345 euros –  da Pharol - que valorizaram 2,86% para 32,4 cêntimos - e da Mota-Engil – que ganharam 2,08% para 2,408 euros. a Mota-Engil revelou que os seus lucros se fixaram em 4,6 milhões de euros até Junho, o que compara com os 72 milhões de euros obtidos no mesmo período de 2016, devido a efeitos extraordinários.

Os resultados foram mais positivos do que o esperado pelos analistas da Reuters, que antecipavam lucros de apenas 300 mil euros, enquanto os do Haitong previam mesmo prejuízos.

 

No sector da pasta e do papel, a Semapa subiu 1,13% 15,185 euros, a Navigator ganhou 0,87% para 3,581 euros. E a Altri ganhou 1,21% para 3,695 euros.

Já o BCP terminou o dia a recuar 1,68% para 21,63 cêntimos, a quarta sessão consecutivas de perdas.


(Notícia actualizada às 16:49)




A sua opinião35
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado MASSA BRUTA 30.08.2017

BOAS TARDE AMIGOS QUERIDOS DO JORNAL DE NEGOCIOS
ONTEM SAI DO BCP, QUE COMO EU DISSE ERA UM MEL
PODIA ESTAR A GANHAR MAIS DINHEIRO
EU NÃO ALINHO MAIS EM SHORTAR O QUE É PORTUGUÊS
MAS TENHAM CUIDADO AMIGOS...
EU NÃO FAREI MAIS COMENTARIOS ENQUANTO O BCP ESTIVER EM QUEDA
VOU TAMBÉM DIZER AO MEU PRIMO E AFILHADO PARA NÃO FAZEREM COMENTÁRIOS.
BOA SORTE PARA TODOS OS INVESTIDORES QUE TEEM AÇÕES NESTE BANCO COMO EU DESEJO BOA SORTE PARA MIM.
BOA SORTE CRIADOR DE TOUROS, MAS NÃO INSISTAS DIZER QUE O MAL É DA ESQUERDA
BOA SORTE A TODOS OS OUTROS INVESTIDORES QUE TEM AÇÕES NAS BOLSAS PORTUGUESAS,
CUMPRIMENTOS PARA TODOS
BEM AJAM.

comentários mais recentes
ò massa pede a DEUS que te PERDOE 30.08.2017

Tu QUE és o MAESTRO dos shorts no BCP DEVERIAS TER VERGONHA nessa cara andas - te aqui MESES a ROUBAR patrimonio NACIONAL o GRANDE BCP só em AGOSTO ROUBAS - TE 30% ao maior DIAMANTE de PORTUGAL és um LADRÃO sem ESCRUPLOS

AMANHÃ O BCP VAI SUBIR 25 % 30.08.2017

ó massa devolve os 30% que DELAPIDASTE ao BCP em AGOSTO
O MASSA BRUTA JÁ JUROU QUE NÃO DIZ MAIS MAL DO NOSSO QUERIDO MILENIUM BCP e nem vai shortar MAIS finalmente o MASSA BRUTA teve uma ATITUDE de LOUVAR assim ele a CUMPRA

Anónimo 30.08.2017

Falta pouco... para localizar o dito "Massa Bruta"...

O SANTANDER VAI ENGOLIR o bcp 30.08.2017




O SANTANDER VAI APROVEITAR OS SALDOS E VAI ENGOLIR O POBREZINHO do MILENIUM BCP

ver mais comentários