Obrigações Juros sobem da Alemanha a Portugal. Descida recente poderá ter sido exagerada

Juros sobem da Alemanha a Portugal. Descida recente poderá ter sido exagerada

As taxas de juro da dívida estão a subir em todos os países europeus. Há receios de que as descidas recentes tenham sido excessivas.
Juros sobem da Alemanha a Portugal. Descida recente poderá ter sido exagerada
Bloomberg
Sara Antunes 09 de novembro de 2017 às 13:37
As taxas de juro associadas às dívidas dos países europeus estão a subir. Os investidores estarão a repensar no "entusiasmo" demonstrado depois das decisões do Banco Central Europeu (BCE), salientou à Bloomberg Arne Lohmann Rasmusse, analista do Danske Bank. "Tivemos quatro semanas de forte liquidez" neste mercado, o que estará a chegar ao fim. 

As subidas de juros estão a ser transversais aos vários países. Em Portugal, a taxa de juro associada à dívida a 10 anos está a subir 5,8 pontos base para 2,065%, sendo das subidas mais pronunciadas na europa. Já a "yield" da dívida alemã avança 4,1 pontos para 0,367%.

Recorde-se que os juros portugueses quebraram na terça-feira, 7 de Novembro, uma barreira importante, tendo negociado pela primeira vez abaixo dos 2%. E, ontem, a agência de gere a dívida pública, o IGCP, foi ao mercado emitir 1,25 mil milhões de euros, tendo pago a taxa de juro mais baixa de sempre (1,939%).

Os investidores têm reflectido na negociação das obrigações o optimismo criado pela decisão do BCE sobre o prolongamento do programa de compra de dívida, até Setembro, ainda que a partir de Janeiro as compras de activos sejam reduzidas para metade dos 60 mil milhões de euros mensais actuais. 

Os juros recuaram assim na generalidade dos países europeus, estando hoje a recuperar parte dessas quedas, com alguns analistas a considerarem que as quedas recentes foram exageradas. 

Evolução dos juros desde Maio



Saber mais e Alertas
pub