Bolsa Lisboa e Europa na linha de água em dia feriado em Nova Iorque

Lisboa e Europa na linha de água em dia feriado em Nova Iorque

Fecho das bolsas nova-iorquinas durante as festividades do Dia da Independência torna a sessão desta terça-feira como de "consolidação" para os investidores. Em Lisboa, EDP e BCP destacaram-se.
Lisboa e Europa na linha de água em dia feriado em Nova Iorque
Bruno Simão/Negócios
Paulo Zacarias Gomes 04 de julho de 2017 às 16:44

As principais praças europeias terminaram pouco alteradas as negociações desta terça-feira, 4 de Julho, um dia sem transacções nas bolsas norte-americanas devido ao feriado do dia da independência e marcado ainda por tensões geopolíticas, com um novo lançamento de um míssil por parte da Coreia do Norte.

O PSI-20 fechou a sessão com o terceiro dia de ganhos, a subir ligeiríssimos 0,01% para 5.185,15 pontos, com quatro títulos positivos, um inalterado e 14 com quedas, enquanto o Stoxx 600, índice de referência para as acções do Velho Continente, cedia 0,01% para 383,36 pontos.

A condicionar o comportamento em Lisboa - ainda assim quase isolado nos ganhos - estiveram os títulos da Galp, Jerónimo Martins e Nos, pela negativa, enquanto BCP e EDP evidenciaram-se nos ganhos.

A eléctrica subiu 1,58% recuperando de mínimos de dois meses e meio mas atenuando os ganhos de início de sessão, depois de a empresa ter vindo negar a existência de negociações com a espanhola Gas Natural tendo em vista uma fusão. A notícia, avançada ontem à tarde pela Reuters, chegou a levar os papéis da empresa liderada por António Mexia a valorizar 4,27% no dia de hoje.

Alheia à subida pela nona sessão consecutiva do preço do petróleo nos mercados internacionais esteve a Galp, que caiu 0,30% para 13,455 euros. Já o BCP somou a terceira sessão de ganhos, em máximos de duas semanas, a avançar 0,62% para 0,242 euros.

O dia em Milão foi também de ganhos tímidos, próximos de 0,1%, favorecidos pelos avanços dos títulos do sector financeiro, depois de a Comissão Europeia ter dado luz verde a Itália para uma injecção de 5,4 mil milhões de euros no banco Monte dei Paschi.

As negociações no Stoxx 600, com ganhos das energéticas e matérias-primas e quedas do lado do sector financeiro e das telecom - são ainda influenciadas pelo facto de, desde as 13:00 de ontem (hora de Nova Iorque), os índices norte-americanos estarem encerrados devido ao feriado do dia da Independência.

"Hoje é um dia de consolidação depois dos ganhos de ontem, já que não temos mercado norte-americano," disse à Reuters Angelo Meda, da Banor Capital.

O foco dos investidores esteve também colocado sobre factores geopolíticos, depois de um lançamento de um míssil balístico intercontinental esta madrugada a partir da Coreia do Norte.

"A Coreia do Norte continua a provocar," afirmou Manuel Oliveri, do Crédit Agricole, acrescentando que embora os mercados já comecem a estar habituados a estas provocações de Pyongyang, o lançamento deste míssil agora é "um pouco mais importante, já que chega em vésperas da cimeira do G20," esta semana em Hamburgo, Alemanha.




A sua opinião18
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado MASSA BRUTA 04.07.2017

SOU O MAIOR CARALH@
O MEU MONTEPIO NÃO PARA DE SUBIR. E BEM
CRIADOR DE TOUROS VENDE TUDO NO BCP AS PRESSAS
E PASSA PARA ESTE LADO, IRÁS RECUPERAR TEU DINHEIRO PERDIDO MAIS RAPIDO, E GOZARES A TUA VIDA ANTES QUE VENHA A GUERRA´
VEM PARA ESTE BARCO DO MONTEPIO, SERÁ FELIZ E NUNCA MAIS TOMARAS CALMANTES PARA DORMIR.

comentários mais recentes
Anónimo 04.07.2017

Ó massa bruto ora tens dinheiro em caixa com o montepio ora estas dentro escolhe não podes ter as duas ao mesmo tempo mentiroso de meia tigela

Anónimo 04.07.2017

o ranhoso massa bruta da boina pires gosta de brincar com o sardão do criador de touros carago vê se o engoles de vez

MASSA BRUTA 04.07.2017

COMPREI ONTEM 48 MIL EUROS EM AÇÕES DO MONTEPIO E AGORA VAI HAVER OPA A 1 EUROS
SERÁ QUE EU ESTOU A VER COM ESTES BONS LINDOS OLHOS O DINHEIRO QUE VOU GANHAR, E MAIS DE 100%
IRÁ SER O NEGOCIO DA MINHA VIDA
EU TENHO UNS PALPITES CERTEIROS
PARABÉNS AOS QUE FORAM NA MINHA CONVERSA..
ESTOU TÃO FELIZ, A CHORAR....

BCP sempre a subir 04.07.2017

Mas os tolos acham que vai corrigir. Continuem assim enquanto os outros lucram.

ver mais comentários