Obrigações Metro de Lisboa deixa de estar em “lixo” para a S&P

Metro de Lisboa deixa de estar em “lixo” para a S&P

Depois da melhoria da classificação de risco da República, a mesma subida em empresas nacionais. O Metro de Lisboa é o novo exemplo. “Continuamos a vê-lo como uma extensão do Estado português”, realça a S&P.
Metro de Lisboa deixa de estar em “lixo” para a S&P
Bruno Simão/Negócios
Diogo Cavaleiro 19 de setembro de 2017 às 15:52

O Metro de Lisboa já não está em "lixo" na óptica da Standard & Poor’s. Segundo a agência de "rating", a dívida da empresa de transporte ferroviário é classificada com um grau de investimento porque se for necessária uma injecção, o Estado estará lá.

 

"Consideramos que o operador Metropolitano de Lisboa tem a probabilidade quase certa de receber um apoio extraordinário do Estado português se for necessário", indica a nota divulgada esta terça-feira, 19 de Setembro. Ou seja, precisando de dinheiro, a empresa receberia o valor no tempo e no nível necessários.

 

Nesse sentido, há uma mudança na avaliação da dívida portuguesa de "BB+", o nível mais elevado de grau especulativo, para "BBB-", o primeiro nível em que o investimento é aconselhado, que se repercute depois nas empresas que dependem do Estado. Como o Metro de Lisboa. A classificação do Metro é a mesma e a perspectiva é "estável", não se antecipando alterações do "rating" no médio prazo.

 

"Pensamos que o Metro de Lisboa tem uma ligação integral ao Estado. Continuamos a vê-lo como uma extensão do Estado português, responsável por gerir e alargar a rede de metro na área de Lisboa, em estrito respeito pelos planos estatais", continua o mesmo documento.

 

A subida do "rating" por parte de uma das grandes três agências ocorre num momento em que o Governo pretende criar duas novas estações na rede da capital até 2021/2022.

 

Além do Metro de Lisboa, também outras empresas portuguesas beneficiaram da melhoria da sua classificação de risco, como o BPI e o Santander Totta, depois de a S&P ter elevado o "rating" da dívida portuguesa.




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Já disse à empregada... 19.09.2017

...hoje qd for deitar o lixo veja bem se a S&P não tirou o caixote do lixo, do lixo!

A S&P... 19.09.2017

Anda doida à procura de patos para se endividarem p/dar de ganhar aos seus clientes...

A seguir EDP melhora rating 19.09.2017

A seguir é a EDP, a subir a avaliação, em breve nos 4.00 euros , com a entrada da gigante elétrica chinesa,

pub