Obrigações Minutas do BCE revelam preocupação com o euro

Minutas do BCE revelam preocupação com o euro

A subida da moeda única sobe 12% desde o princípio do ano, e o BCE está apreensivo com o impacto da evolução na inflação. A discussão sobre a alteração da política monetária já arrancou.
Minutas do BCE revelam preocupação com o euro
Bruno Simão/Negócios
Diogo Cavaleiro 05 de outubro de 2017 às 13:26

O Banco Central Europeu está preocupado com as recentes variações do euro, que tem ganho força em relação ao dólar americano. Este é um dos aspectos revelados pelas minutas da reunião do banco central de 6 e 7 de Setembro, divulgadas esta quinta-feira, 5 de Outubro.

 

"Houve um consenso alargado entre os membros de que a recente volatilidade na taxa cambial do euro era uma fonte de incerteza, ao mesmo tempo que exigia uma monitorização no que diz respeito às possíveis implicações para as perspectivas a médio prazo para a estabilidade de preços", revela o documento, disponibilizado no site do BCE.

 

O euro está esta quinta-feira a perder 0,16% para 1,1740 dólares, mas a sua tendência tem sido de valorização desde o início do ano. A divisa da Zona Euro tinha terminado o ano passado a cotar em 1,0517 dólares, pelo que já ganha 12% em 2017 - e já chegou a negociar acima dos 1,20 dólares. 

 

A definição do câmbio a que negoceia a moeda única não é uma das tarefas da autoridade monetária, mas é uma fonte importante que determina as dinâmicas de crescimento e de inflação na Zona Euro. A entidade presidida por Mario Draghi tem como mandato que a inflação seja de níveis próximos, ainda que abaixo, de 2%. Em Agosto, a taxa foi de 1,5%.

 

Para dinamizar a inflação, o BCE tem optado pela política monetária acomodatícia, que passa pela taxa de juro directora de 0%, e pelo programa de compra de activos, sobretudo dívida pública. "Houve um consenso alargado para enfatizar, como já se fez noutras ocasiões, a necessidade de a política monetária permanecer persistente e paciente". "É ainda necessário um nível substancial de acomodação monetária para que se fortaleçam as pressões inflacionistas".

 

Na prática, os membros do BCE consideram que ainda não há "sinais convincentes" de que os preços nos consumidores estejam a caminhar para o patamar pretendido. Contudo, há avaliações a fazer no futuro: "o conselho terá de decidir nos próximos meses a calibragem dos seus instrumentos políticos" para que o regresso à inflação seja sustentado.

 

Frankfurt tem já preparado o regresso à normalidade em discursos de seus responsáveis, como aconteceu com Yves Mersch, membro da comissão executiva da autoridade monetária, em Lisboa. Na reunião de Setembro, a que dizem respeito as minutas, tudo permaneceu igual na política, mas houve indicações de que no encontro de Outubro poderia já haver discussão efectiva sobre a forma como fazer as modificações: "a escolha entre o ritmo e a duração". 




A sua opinião93
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 18 horas

il n'est pas clair
http://www.sexybang.top/gal/10972.html
http://www.sexybang.top/gal/10415.html
http://y96533ck.beget.tech/index.php?/topic/109591-actrices-mexicanas-desnudas-o-cojiendo-y96533ckbegettech/
http://www.sexybang.top/gal/10506.html

Anónimo Há 4 dias

very good submit, i definitely love this website, keep on it
http://liza-andronikovatmr.tumblr.com/
http://locketbrandy23.blogdigy.com/rexuiz-first-person-shooter-free2play-game-3829383
http://www.sexybang.top/gal/10588.html
http://indelc.pw/

Anónimo Há 1 semana

What's up everyone, its my first pay a visit at this site, and paragraph is truly fruitful designed for me, keep up posting these types of articles or reviews.
http://mejora-e-pyme.com/web/foro/index.php?topic=28140.0
http://amandawilliams7.wordpress.com/
http://www.sexybang.top/gal/10188.html

Anónimo Há 1 semana

Hi there just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the pictures aren't loading correctly. I'm not sure why but I think its a linking issue. I've tried it in two different web browsers and both show the same results.
http://www.sexybang.top/gal/10367.html
http://icebra40.

ver mais comentários
pub