Research Navigator terá registado lucros de quase 84 milhões de euros no semestre

Navigator terá registado lucros de quase 84 milhões de euros no semestre

Os analistas do CaixaBI estimam que a Navigator tenha obtido um resultado líquido de 83,8 milhões de euros no primeiro semestre do ano, um valor ligeiramente abaixo do registado no mesmo período do ano passado.
Navigator terá registado lucros de quase 84 milhões de euros no semestre
Miguel Baltazar/Negócios
Ana Laranjeiro 19 de julho de 2017 às 18:36

Durante os primeiros seis meses do ano, a Navigator terá gerado um resultado líquido de 83,8 milhões de euros, estimam os analistas do CaixaBI, unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos, numa nota a que o Negócios teve acesso.

Este valor fica ligeiramente abaixo do registado no mesmo período do ano passado, época em que os lucros da cotada ascenderam a 85,5 milhões de euros. 

As receitas no semestre foram um pouco superiores ao registado nos primeiros seis meses do ano passado, estimando os analistas Carlos Jesus e Artur Amaro, que assinam a nota, que tenham alcançado os 797,2 milhões de euros este ano.


O EBITDA terá sido de 192,1 milhões de euros, um pouco abaixo do registado no ano passado. A margem de EBITDA é de 24,1%.


Lucros crescem 20% no trimestre


Os analistas da unidade de investimento do banco público antecipam que, de Abril a Junho, o resultado líquido da Navigator tenha sido de 48,9 milhões de euros, mais 20% que em igual período do ano passado. 

As receitas da papeleira no trimestre alcançaram os 404,5 milhões de euros, uma subida de 2,7% comparativamente com o segundo trimestre do ano passado.

O EBITDA terá atingido os 101,9 milhões de euros, um crescimento ligeiro de 0,1% face ao período homólogo de 2016.

Na nota, os analistas antecipam que o "EBITDA no segundo trimestre vai ser apoiado por um forte contributo do negócio da pasta, tanto em termos de volumes como em preços". "Uma recuperação dos preços do papel deve também contribuir para os resultados operacionais", admitem.

Carlos Jesus e Artur Amaro referem também que a "divida líquida deve aumentar depois da distribuição do dividendo de 250 milhões de euros, mas continua dentro das orientações da gestão. A Navigator continua uma das geradoras de cash mais fortes no PSI-20 e um das nossas escolhas".

Ainda assim, assumem que uma inversão nos preços da pasta deve constituir-se como um risco para o "investment case" no curto-médio prazo.

A empresa liderada por Diogo Silveira (na foto) apresenta as suas contas a 27 de Julho, antes da abertura do mercado.

 
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 




Saber mais e Alertas
pub