Bolsa Nobel da Economia perplexo com subidas das bolsas nos últimos anos: "São um mistério"

Nobel da Economia perplexo com subidas das bolsas nos últimos anos: "São um mistério"

Richard Thaler, que foi distinguido pelo seu trabalho no campo da economia comportamental, considera "um mistério" que num contexto de incerteza global a volatilidade seja "inacreditavelmente baixa".
Nobel da Economia perplexo com subidas das bolsas nos últimos anos: "São um mistério"
Negócios com Reuters 11 de outubro de 2017 às 00:57
O professor galardoado com o prémio Nobel da Economia deste ano afirmou-se confuso com as valorizações consecutivas nos mercados accionistas internacionais nos últimos anos, apesar de muitos países terem passado por situações difíceis em termos políticos e sociais. 

"É um mistério para mim. Isso, e a inacreditável baixa volatilidade, numa altura de tão grande incerteza global, parece-me misterioso," afirmou Richard Thaler em entrevista à Reuters.

"Parece que estamos a viver o momento com mais risco das nossas vidas, mas, porém, os mercados bolsistas parece que estão a dormir a sesta. Admito que não percebo", afirmou numa outra entrevista, à cadeia televisiva Bloomberg, citada pela Lusa.

O professor da Universidade de Chicago explicou o seu nervosismo pelos sucessivos máximos históricos em Wall Street, que considerou não estarem acompanhados por informação económica que os sustente. Ainda esta terça-feira voltaram a tocar máximos históricos ao longo da sessão e o índice Dow Jones fechou mesmo no valor mais elevado de sempre.

Thaler, de 72 anos, foi distinguido com o Nobel das Ciências Económicas pelo seu trabalho desenvolvido no âmbito da economia comportamental, em que demonstrou que a falta de autocontrolo e o receio de perda podem conduzir à tomada de decisões com resultados negativos no longo prazo.

"Não sei o vosso caso, mas eu estou nervoso. Parece que quando os mercados estão nervosos ficam assustadiços. Mas parece que agora nada os assusta", acrescentou à Bloomberg.

Conheça mais sobre as soluções de trading online da DeGiro.



A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Do Piçalho Há 1 semana

Escute lá esta e escreva no livro . A volatilidade dos mercados antes da crise era feita pelos tubarões para comprarem cá em baixo e passado pouco tempo faziam subir para vender lá em cima . Agora os tubarões estão cheio de medo pois se os mercados caírem o efeito vai ser trágico e preferem aguentar

Anónimo Há 1 semana

Quantitative easing + micro transactions = perplexidade

pub