Obrigações OTRV atraíram quase 70 mil investidores

OTRV atraíram quase 70 mil investidores

O Tesouro colocou 1.200 milhões de euros em Obrigações do Tesouro de Rendimento Varíavel. A procura superou os 1.500 milhões de euros.
OTRV atraíram quase 70 mil investidores
Pedro Elias
Rui Barroso 31 de julho de 2017 às 16:39

Houve quase 70 mil investidores a apostar nas novas Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável. A procura por estes instrumentos permitiu à agência que gere o crédito público, o IGCP, aumentar o valor em oferta de 500 milhões para 1.200 milhões de euros. No total, a procura situou-se em 1.524 milhões de euros, segundo dados divulgados esta segunda-feira, 31 de Julho, pela Euronext.

No total, a operação atraiu 68.874 investidores. Mas a grande maioria não foi além de investimentos até 20 mil euros. Mais de 90% dos investidores que participaram na oferta não excederam esse valor de investimento. No entanto, houve 93 investidores a aplicarem mais de 500 mil euros nestes instrumentos de dívida do Estado. 

A remuneração desta nova OTRV desceu face às ofertas anteriores. A taxa bruta é de 1,60% ao ano, a que poderá acrescer o valor da Euribor a seis meses caso este indexante passe a ter valores positivos. Ainda assim estes títulos, que têm um prazo de cinco anos, têm um juro mais elevado que a taxa actual das Obrigações do Tesouro a cinco anos, que negoceiam em 1,2%.

 

No entanto, contrariamente aos Certificados do Tesouro Poupança Mais ou dos Certificados de Aforro, as OTRV têm custos com comissões bancárias. Quanto mais baixo o investimento, maior o peso desses custos na rentabilidade líquida final.

 

Foi a quinta emissão de OTRV feita pelo Tesouro desde o lançamento deste produto, em Maio do ano passado. No total dessas cinco emissões, o IGCP garantiu 5.650 milhões de euros em financiamento. Em 2017 foi a segunda emissão de OTRV e este instrumento de financiamento do Estado captou 2.200 milhões de euros.


(Notícia actualizada às 16:51 com mais informação)




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
E o balão sempre a subir! 31.07.2017

Sobe Sobe Balão Sobe! Vai pedir aquela Troica (Estrela) que depois nos mande para cá um dinheirinho! Sobe Sobe Balão Sobe! Sobe Sobe Balão Sobe! Manuela Bravo representante de Portugal no Eurofestival da canção de 1979

pertinaz 31.07.2017

COITADOS

BCP ENTRE as 8h45 e as 9h45 31.07.2017



DOIS AMIGALLHAÇOS fizeram hoje o BCP cair -- 5 % entre as 8h45 e as 9h45 levando a cotação até aos 0.2340 mas NESSA ALTURA foram APANHADOS com a BOCA no TROMBONE e agora estão no chlindró agora têm de brincar com o COISO

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub