Mercados Pagamentos instantâneos chegam a Portugal no final do ano

Pagamentos instantâneos chegam a Portugal no final do ano

Os pagamentos instantâneos são soluções de pagamento que estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano.
Pagamentos instantâneos chegam a Portugal no final do ano
Raquel Godinho 17 de janeiro de 2018 às 13:01

A SIBS está a desenvolver uma plataforma para que os bancos nacionais possam disponibilizar aos seus clientes soluções de pagamentos instantâneos. Ainda no primeiro trimestre deste ano serão desenvolvidos testes com as instituições financeiras e a plataforma deverá estar pronta no segundo semestre deste ano. Contudo, faltam as normas do Banco de Portugal.

 

Os portugueses poderão, a partir do final deste ano, fazer pagamentos instantâneos (por exemplo baseados em transferências a crédito ou cartões de pagamento). Esta é uma solução que resulta de uma recomendação do Banco Central Europeu (BCE), não sendo, contudo, obrigatória. Alguns bancos europeus, como é o caso dos espanhóis, já disponibilizam estas soluções desde o final do ano passado.

 

A SIBS está a desenvolver uma plataforma que será a solução para os bancos nacionais neste âmbito, revelou Teresa Mesquita, directora do Departamento de Gestão de Produto, num encontro com jornalistas. Esta solução poderá estar "disponível no segundo semestre deste ano", depois dos testes que serão realizados no primeiro trimestre, revelou.

 

A mesma responsável revelou que depois desta solução estar implementada em Portugal, será alargada aos bancos europeus e depois a instituições fora da Europa. Haverá um limite diário de 15 mil euros nas operações realizadas.

 

De acordo com a mesma especialista, faltam ainda as normas regulamentares do Banco de Portugal que vão definir a forma como estas operações serão concretizadas. Uma situação que pode estender para o início de 2019 o arranque em pleno destas soluções de operações instantâneas.  

 

"Consideram-se pagamentos instantâneos soluções de pagamento disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, que permitem a disponibilização dos fundos na conta do beneficiário e a confirmação do sucesso da operação ao ordenante, em tempo real ou quase-real (previsivelmente até um máximo de cerca de 10 segundos)", explicou o Banco de Portugal ao Negócios em 2016.

 

Em Portugal, está disponível o serviço MB Way, promovido pela SIBS em conjunto com alguns bancos aderentes, o qual permite aos titulares de cartões Multibanco realizar transferências instantâneas. Até ao final do ano passado, o MB Way atingiu a marca de meio milhão de utilizadores. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub