Bolsa PSI-20 acentua queda penalizado por BCP e Nos

PSI-20 acentua queda penalizado por BCP e Nos

A bolsa nacional está a acentuar as perdas registadas no arranque da sessão. Entre as restantes congéneres europeias, o sinal menos predomina numa altura em que os investidores estão cautelosos quanto ao desfecho eleitoral na Holanda e quanto ao encontro da Fed.
PSI-20 acentua queda penalizado por BCP e Nos
Bruno Simão/Negócios
Ana Laranjeiro 14 de março de 2017 às 09:54

O principal índice da bolsa nacional está a agravar as perdas registadas no arranque da sessão. O PSI-20 desce 0,44% para 4.598,61 pontos, com 12 cotadas em queda, quatro em alta e uma inalterada. Entre as restantes praças europeias o sentimento é sobretudo de perdas, numa altura em que os investidores, de acordo com a Bloomberg, estão cautelosos quanto ao desfecho eleitoral na Holanda. O Stoxx 600, índice de referência, cede 0,27%.

As primeiras eleições num país europeu depois do Brexit e da eleição de Trump realizam-se esta quarta-feira, 15 de Março. O Partido da Liberdade, que quer tirar a Holanda da UE e fechar mesquitas, está bem lançado nas sondagens, mas não chegará ao poder. Preço? Coligação de quatro ou cinco partidos. As sondagens publicadas esta segunda-feira mostram uma divisão, de acordo com a Blommberg. Duas das sondagens indicavam que o partido VVD (centro-direita), liderado por Mark Rutte, está à frente do Partido da Liberdade (PVV), de Geert Wilders. Uma terceira sondagem, por outro lado, indica que os dois partidos estão muito próximos.

Além disso, os investidores estão a dedicar uma especial atenção ao encontro da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed). Amanhã, o Comité Federal de Mercado Aberto conclui a reunião de dois dias. Os investidores dão quase como certo que o intervalo da taxa dos fundos federais suba 25 pontos base. Actualmente está entre 0,50% e 0,75%.

Por cá, destaque pela negativa para as acções do BCP e da Nos. As acções do banco liderado por Nuno Amado recuam 0,94% para 15,89 cêntimos.

A Nos desce 1,72% para 4,981 euros.

No sector energético, não se verifica uma tendência definida: o grupo EDP segue com sinal enquanto a Galp e a REN perdem terreno. A EDP Renováveis soma 0,72% para 6,148 euros. A empresa liderada por Manso Neto mantém-se na lista de acções preferidas do BPI.

Já a EDP ganha 0,46% para 2,842 euros. Na edição desta terça-feira, 14 de Março, o Negócios avança que as cotadas nacionais planeiam abrir os cordões à bolsa este ano. E a empresa liderada por António Mexia é uma das cinco acções com o dividendo mais rentável. Ontem, antes do fecho do mercado surgiu a notícia que a EDP vai vender Portgas por mais de 500 milhões de euros.

A Galp Energia perde 0,66% para 13,62 euros, isto numa altura em que os preços do petróleo sobem nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações nacionais, cresce 0,19% para 51,45 dólares por barril.

A REN perde 0,08% para 2,637 euros.

A Jerónimo Martins segue inalterada nos 15,55 euros e a concorrente Sonae desce 0,69% para 86 cêntimos.

Os CTT recuam 1,44% para 4,805 euros.

No sector da pasta e do papel, a Altri desvaloriza 0,60% para 4,162 euros. A Navigator cede 0,11% para 3,569 euros e a Semapa soma 0,04% para 13,405 euros.




A sua opinião42
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Marco Horácio 14.03.2017

Ó Marco Horácio, explica lá à gente: o que é um espilrro???!!!

ó SENHOR livrai - nos desta gente 14.03.2017

na última hora de negociação é sempre assim BOTA ABAIXO BCP é o CAMBA - TACHO perdão cambalacho habitual

A BROCA 14.03.2017

Tenho notado que o ESGUICHO veio de fim de semana algo fecundado e alguma coisa enraba...

Marco Horácio 14.03.2017

o panico faz os acionista venderem
é pena a europa seguir quase sempre os estados unidos
a russia não segue de certeza, e a china pouco.....
basta um espilrro americano que a europa todas dos mercados acionistas treme toda
e depois dão nos baile, porque as bolsas americanas entram em baixa moderada, mas já estão recuperando um pouco
só que os que venderam deste lado do atlantico que foram no engodo depois arrependen-se
hoje e amanhã deve haver turbolencia nas bolsas, mas na quinta-feira, os mercados EM PRINCIPIO depois das eleições holandesas, e da reunião da fed nos estados unidos que deverá subir os juros, depois destas situações os mercados deverão subir.
o risco é grande, mas o mais certo é acontecer isto. que quem vender hoje e amanhã acho que depois se arrependerá, mas é normal alguns investidores menos propricios ao risco venderam

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub