Bolsa PSI-20 acompanha perdas da Europa penalizado pelo BCP e energia

PSI-20 acompanha perdas da Europa penalizado pelo BCP e energia

A bolsa nacional está em queda pela segunda sessão consecutiva, num dia de perdas ligeiras para as principais praças europeias. O BCP é a cotada que mais penaliza, com uma descida de 2%.
PSI-20 acompanha perdas da Europa penalizado pelo BCP e energia
Bruno Simão/Negócios
Rita Faria 22 de dezembro de 2016 às 13:32

A bolsa nacional segue em terreno negativo esta quinta-feira, 22 de Dezembro, pela segunda sessão consecutiva, com o PSI-20 a descer 0,26% para 4.634,08 pontos. As cotadas da energia e o BCP são as que mais penalizam o PSI-20, numa altura em que seis empresas estão em alta, dez em queda e duas inalteradas.

Lisboa acompanha, desta forma, a tendência negativa das principais praças europeias, numa sessão de baixa liquidez, devido à ausência de muitos investidores do mercado, nestes dias que antecedem o Natal.

Em destaque estão hoje os títulos do Monte dei Paschi, que desvalorizam nesta altura 1,53%, no dia em que se espera que o Governo tome uma decisão sobre o futuro do banco. Segundo fontes oficiais citadas pela Bloomberg, o Executivo italiano vai reunir-se em conselho de ministros, às 18:30 de Lisboa, para discutir o decreto sobre a ajuda à banca.

O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, desce 0,12% para 360,14 pontos, penalizado sobretudo pelo sector da mineração, imobiliário e tecnologia.

No plano nacional, o BCP desliza 1,99% para 1,092 euros, acompanhando a desvalorização das acções da sua unidade polaca. O Bank Millennium recua 5,18% para 5,13 zlotys, penalizado pela possibilidade de o Governo aumentar o imposto sobre os empréstimos hipotecários concedidos em moeda estrangeira (na Polónia, maioritariamente em francos suíços) para incentivar a sua conversão para zlotys.

Ainda na banca, o fundo do Montepio cai 0,47% para 42,3 cêntimos e o BPI negoceia inalterado em 1,128 euros.

Na energia, a EDP Renováveis recua 0,46% para 5,893 euros e a EDP desvaloriza 0,86% para 2,878 euros. Esta quarta-feira, foi conhecido que o fundo soberano da Noruega colocou a empresa sob observação, para avaliar se pode continuar a investir na EDP. Este veículo de investimento, que detém 2,08% da eléctrica, tem como política não investir em cotadas que tenham elevada dependência do carvão, devido ao seu impacto ambiental. Para o Haitong, "por agora vemos este factor como neutral" para a EDP.

Ainda neste sector, a Galp Energia perde 0,82% para 13,99 euros.

Por outro lado, a evitar uma maior descida do índice nacional está o retalho e os CTT. A Jerónimo Martins sobe 0,31% para 14,505 euros, a Sonae soma 1,5% para 88,1 cêntimos e os CTT ganham 0,53% para 6,414 euros.  




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 19 horas


Comemorações Oficiais

Ladrões PS- PCP- BE- FP- CGA - 40 ANOS A ROUBAR OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS DO PRIVADO


MAIS UM ORÇAMENTO CRIMINOSO DA GERINGONÇA E DOS SEUS APOIANTES.

Mais despesa

Mais dívida

Mais juros

Mais impostos

MAIS DESIGUALDADE SOCIAL


comentários mais recentes
Anónimo Há 19 horas


Comemorações Oficiais

Ladrões PS- PCP- BE- FP- CGA - 40 ANOS A ROUBAR OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS DO PRIVADO


MAIS UM ORÇAMENTO CRIMINOSO DA GERINGONÇA E DOS SEUS APOIANTES.

Mais despesa

Mais dívida

Mais juros

Mais impostos

MAIS DESIGUALDADE SOCIAL


Anónimo Há 19 horas

Não comentam os velhos erros na compra de ações. Bancos como devem saber e o maior do risco da bolsa. E mesmo jogar dinheiro pela janela fora. Entrem em ações que dêem bons dividendos, as que vão subir mais são as papeleiras Navigoter e Altri. Eu a título particular aposto claramente na Navigoter.,dólar alto, petróleo mais caro etc etc Não vai aos 4.80, mas vai ultrapassar de certeza os 4 euros. E os dividendos irão ser mais de 20 cêntimos em cada ação. Metam-se em bancos e cotadas com elevadas dividas que depois não se venham chorar para aqui, e dizendo que a culpa é do Costa. Bom Natal.

pub