Bolsa PSI-20 acompanha perdas da Europa penalizado pelo BCP e energia

PSI-20 acompanha perdas da Europa penalizado pelo BCP e energia

A bolsa nacional está em queda pela segunda sessão consecutiva, num dia de perdas ligeiras para as principais praças europeias. O BCP é a cotada que mais penaliza, com uma descida de 2%.
PSI-20 acompanha perdas da Europa penalizado pelo BCP e energia
Bruno Simão/Negócios
Rita Faria 22 de dezembro de 2016 às 13:32

A bolsa nacional segue em terreno negativo esta quinta-feira, 22 de Dezembro, pela segunda sessão consecutiva, com o PSI-20 a descer 0,26% para 4.634,08 pontos. As cotadas da energia e o BCP são as que mais penalizam o PSI-20, numa altura em que seis empresas estão em alta, dez em queda e duas inalteradas.

Lisboa acompanha, desta forma, a tendência negativa das principais praças europeias, numa sessão de baixa liquidez, devido à ausência de muitos investidores do mercado, nestes dias que antecedem o Natal.

Em destaque estão hoje os títulos do Monte dei Paschi, que desvalorizam nesta altura 1,53%, no dia em que se espera que o Governo tome uma decisão sobre o futuro do banco. Segundo fontes oficiais citadas pela Bloomberg, o Executivo italiano vai reunir-se em conselho de ministros, às 18:30 de Lisboa, para discutir o decreto sobre a ajuda à banca.

O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, desce 0,12% para 360,14 pontos, penalizado sobretudo pelo sector da mineração, imobiliário e tecnologia.

No plano nacional, o BCP desliza 1,99% para 1,092 euros, acompanhando a desvalorização das acções da sua unidade polaca. O Bank Millennium recua 5,18% para 5,13 zlotys, penalizado pela possibilidade de o Governo aumentar o imposto sobre os empréstimos hipotecários concedidos em moeda estrangeira (na Polónia, maioritariamente em francos suíços) para incentivar a sua conversão para zlotys.

Ainda na banca, o fundo do Montepio cai 0,47% para 42,3 cêntimos e o BPI negoceia inalterado em 1,128 euros.

Na energia, a EDP Renováveis recua 0,46% para 5,893 euros e a EDP desvaloriza 0,86% para 2,878 euros. Esta quarta-feira, foi conhecido que o fundo soberano da Noruega colocou a empresa sob observação, para avaliar se pode continuar a investir na EDP. Este veículo de investimento, que detém 2,08% da eléctrica, tem como política não investir em cotadas que tenham elevada dependência do carvão, devido ao seu impacto ambiental. Para o Haitong, "por agora vemos este factor como neutral" para a EDP.

Ainda neste sector, a Galp Energia perde 0,82% para 13,99 euros.

Por outro lado, a evitar uma maior descida do índice nacional está o retalho e os CTT. A Jerónimo Martins sobe 0,31% para 14,505 euros, a Sonae soma 1,5% para 88,1 cêntimos e os CTT ganham 0,53% para 6,414 euros.  




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 22.12.2016


Comemorações Oficiais

Ladrões PS- PCP- BE- FP- CGA - 40 ANOS A ROUBAR OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS DO PRIVADO


MAIS UM ORÇAMENTO CRIMINOSO DA GERINGONÇA E DOS SEUS APOIANTES.

Mais despesa

Mais dívida

Mais juros

Mais impostos

MAIS DESIGUALDADE SOCIAL


comentários mais recentes
Anónimo 22.12.2016


Comemorações Oficiais

Ladrões PS- PCP- BE- FP- CGA - 40 ANOS A ROUBAR OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS DO PRIVADO


MAIS UM ORÇAMENTO CRIMINOSO DA GERINGONÇA E DOS SEUS APOIANTES.

Mais despesa

Mais dívida

Mais juros

Mais impostos

MAIS DESIGUALDADE SOCIAL


Anónimo 22.12.2016

Não comentam os velhos erros na compra de ações. Bancos como devem saber e o maior do risco da bolsa. E mesmo jogar dinheiro pela janela fora. Entrem em ações que dêem bons dividendos, as que vão subir mais são as papeleiras Navigoter e Altri. Eu a título particular aposto claramente na Navigoter.,dólar alto, petróleo mais caro etc etc Não vai aos 4.80, mas vai ultrapassar de certeza os 4 euros. E os dividendos irão ser mais de 20 cêntimos em cada ação. Metam-se em bancos e cotadas com elevadas dividas que depois não se venham chorar para aqui, e dizendo que a culpa é do Costa. Bom Natal.

pub