Bolsa PSI-20 cai mais de 1% e põe fim a recuperação de pouca dura

PSI-20 cai mais de 1% e põe fim a recuperação de pouca dura

Depois dos ganhos na última sessão, em que interrompeu um ciclo de sete dias consecutivos no vermelho, a praça lisboeta regressou a terreno negativo com uma queda superior a 1%. O BCP e os sectores energético e do papel penalizaram.
A carregar o vídeo ...
David Santiago 08 de fevereiro de 2018 às 16:40

O PSI-20 fechou a sessão desta quinta-feira, 8 de Fevereiro, a perder 1,16% para 5.377,99 pontos, com 15 cotadas em queda e as restantes três em alta. A bolsa nacional regressou assim a terreno negativo, isto depois de ontem ter valorizado e posto fim a um período de sete dias consecutivos em queda, que atiraram a praça lisboeta para mínimos de 27 de Novembro do ano passado. 

O principal índice nacional acompanhou o sentimento registado nas principais europeias que também transaccionaram no vermelho. Tal como a bolsa nacional, também o índice de referência europeu Stoxx 600 regressou às perdas depois de esta quarta-feira ter interrompido uma série de sete sessões seguidas em terreno negativo.

 

A justificar o pessimismo na Europa está o facto de os analistas coincidirem na avaliação de que a forte volatilidade nos mercados accionistas irá permanecer em níveis elevados.

 

O que se deve ao facto de a recuperação da inflação e o crescimento económico permitirem aos bancos centrais normalizarem as políticas monetárias expansionistas adoptadas na sequência da crise financeira.

 

Nesse sentido, o Banco de Inglaterra, que hoje anunciou a manutenção dos juros em 0,5%, adiantou que a taxa directora britânica vai crescer antes e de forma mais acentuada do que o banco central estimava somente há três meses.

O BCP destacou-se novamente como uma das cotadas mais decisivas para determinar a direcção do PSI-20, com o banco liderado por Nuno Amado a perder 2,03% para 0,2988 euros. Também a pressionar estiveram os sectores da energia e do papel. 

A Galp Energia recuou 2,10% para 14,695 euros, com a petrolífera a seguir a desvalorização do petróleo nos mercados internacionais, numa altura em que o Brent, negociado em Londres, cai perto de 1,50%. Já a EDP recuou 0,92% para 2,704 euros, a EDP Renováveis deslizou 0,79% para 6,94 euros e a REN resvalou 0,74% para 2,43 euros. 

No sector do papel, a Altri perdeu 4,34% para 4,52 euros, a Navigator caiu 2,36% para 4,134 euros, depois de esta manhã ter reportado lucros de 207,8 milhões de euros no ano passado, valor que representa uma quebra de 4,5% face a 2016, e a Semapa recuou 2,22% para 17,60 euros. 

Do lado das quedas, nota negativa ainda para os CTT que perderam 0,96% para 3,318 euros, para a Mota-Engil que desvalorizou 3,68% para 3,66 euros e para a Nos que caiu 0,30% para 5,04 euros, isto no dia em que a operadora de telecomunicações anunciou um investimento de 1,5 milhões de euros na construção de um novo centro de armazenamento de dados ("data center") em Carnaxide.

Destaque ainda para a Pharol que resvalou 4,91% para 0,2225 euros numa altura em que se mantém a contenda com a brasileira Oi, empresa detida em mais de 20% pela cotada portuguesa. A Pharol sustenta agora que a assembleia geral em que a Oi mudou de presidência executiva foi irregular.

A travar uma descida maior do PSI-20 esteve a Jerónimo Martins que apreciou 2,05% para 16,92 euros. Ainda no retalho, a Sonae seguiu a tendência geral ao deslizar 0,81% para 1,219 euros. As duas outras cotadas que negociaram em alta foram a Novabase (+2,41% para 2,98 euros) e a Ibersol (+0,85% para 11,90 euros). 


(Notícia actualizada às 16:58)




A sua opinião37
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Pode melhorar! Há 2 semanas

O suposto sentido de humor de RPG choca claramente com o mais elementar bom senso quando de investimentos se trata, ou seja, não serve para nada.

Continuo a pensar que está de mal com a vida... e já entendi que não tem condições para ajudar, porque tão somente não está disponível para ser ajudado... não reconhece a doença de que padece.

Muitas felicidades RPG!!!

comentários mais recentes
Bruno de Carvalho é um labrego! Há 2 semanas

Bruno de Carvalho dorme com os 3 olhos fechados. Usa uma venda e um pepino!!!!!!!!

Anónimo Há 2 semanas

RPG qual a opinião do mercado amanhã??? Tudo no vermelho e muito??? BCP?? Qual a previsão? Estava a ganhar muito hoje mas aquela descida repentina de +2% ao final do dia deixou-m com pouco chao. Aguardo a tua/vossa opinião

Lusa Atenas Há 2 semanas

Se o Dow descer abaixo dos 21.300, fica confirmada a inversão de tendência e assiste-se ao surgimento do mercado urso!

RPG Há 2 semanas

Não te esqueças que amanhã os meus ganhos vem direitinhos dos teus bolsos..Eheheh . Tinha mais uma informação para ti, mas como te portaste mal, não digo..(..e olha que esta era muito interessante)

ver mais comentários
pub