Bolsa PSI-20 cai penalizado pelo retalho

PSI-20 cai penalizado pelo retalho

A bolsa lisboeta iniciou a semana a negociar em terreno negativo, com o PSI-20 a ser pressionado pelas desvalorizações registadas pela Jerónimo Martins e pela Sonae.
A carregar o vídeo ...
David Santiago 20 de novembro de 2017 às 08:09
O PSI-20 abriu a sessão desta segunda-feira, 20 de Novembro, a recuar 0,16% para 5.250,42 pontos, com 10 cotadas em queda, seis em alta e duas inalteradas. A praça lisboeta segue assim a tendência de queda registada na generalidade das principais praças do Velho Continente.  

A pressionar a negociação nas bolsas europeias está a incerteza política na Alemanha, a maior economia do Velho Continente. Após uma maratona negocial que se prolongou até à madrugada desta segunda-feira, a chanceler alemã confirmou que as conversações com liberais (FDP) e Verdes para a formação de uma coligação de governo fracassaram. 

Angela Merkel vai esta segunda-feira comunicar ao presidente alemão o insucesso nas negociações, ficando nas mãos de Frank-Walter Steinmeier a eventual marcação de novas eleições. O presidente alemão poderá também convidar Merkel a liderar um governo minoritário. O euro está também a ser pressionado pela possibilidade de novas eleições na Alemanha, com a moeda única a cair 0,26% para 1,1759 dólares. 

Por cá, é o sector do retalho que mais pressiona, com a Jerónimo Martins a perder 0,48% para 15,71 euros e a Sonae a resvalar 0,40% para 1,008 euros. 

Nota negativa também para os CTT, que deslizam 1,20% para 3,12 euros, e para o BCP, que cai 0,24% para 0,2534 euros depois de na sexta-feira o banco liderado por Nuno Amado ter visto fracassar a tentativa de compra da filial polaca do Deutsche Bank.

O sector energético também começou a semana no vermelho, com a Galp Energia a desvalorizar 0,32% para 15,64 euros, a EDP a cair 0,14% para 2,911 euros, a EDP Renováveis a ceder 0,03% para 6,894 euros. A excepção cabe à REN que sobe ténues 0,08% para 2,621 euros. 

Destaque pela positiva para a Pharol que soma 0,88% para 0,344 euros depois do tribunal ter admitido intervir no processo de reestruturação da brasileira Oi, operadora de telecomunicações detida em mais de 20% pela cotada portuguesa. 

(Notícia actualizada às 8:16)



A sua opinião31
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Criador de Touros Há 3 semanas

preciso de Bcp a 98 centimos para sair do calvário que tenho passado e viver um pouco da minha vida um pouco condignamente como um ser humano
fui burro em 2012, que em vez de vender quando começaram a cair fortemente fiquei com elas na mão na sala de estar da minha casa.
a Esquerda pode ter culpas, mas eu fui burro e não toiro.
insónias e ansiadades não desejo a ninguém que tanho passado desde 2012, quando fiquei quieto de rabo aberto quando devia ter vendido mesmo em perdas, que agora eu faria uma boa nota preta, que agora estou "apenas" em busca do dinheiro e tempo perdido neste calvário. fui burro mesmo.
nem sonangol,
nem reforma fiscal nos eua,
nem a não compra de lojas na Polonia,
que o Bcp já está a ganhar dinheiro com os impostos neste orçamento do Estado,
que eu tenho gritado aqui tanto no jornal de negócios mas não resulta.....
bcp não sai do mesmo sitio a mais de 6 meses.

comentários mais recentes
As declarações de amor! Há 3 semanas

Não têm fim à vista!

Re: Criador de Touros Há 3 semanas

MAS NISTO TAMBÉM ES UM GRANDE DERROTADO NÃO ES???????
PODIAS ESTAR A GANHAR UMA NOTA PRETA E ESTÁS APENAS TENTANDO RECUPERAR O PERDIDO.
BURRO.

BCP 15 h 45 a hora do SHORTINHO Há 3 semanas

CAMBADA de XULOS AGORA que o BCP vendeu o MILENIUM POLACO por 10 MIL MILHÕES DE EUROS agora é que vão todos ESTICAR o PERNIL e ARDEREM no ETERNO FOGO do INFERNO PORCOS NOJENTOS vão PROSTITUIR as vossas MÃES

Anónimo Há 3 semanas

É preciso ter paciência com o BCP. Brevemente vai ultrapassar barreiras. Paciência

ver mais comentários
pub