Bolsa PSI-20 contraria Europa e fecha no vermelho pressionado pelos CTT

PSI-20 contraria Europa e fecha no vermelho pressionado pelos CTT

Com uma queda superior a 9%, os CTT pressionaram a bolsa nacional que terminou a semana em terreno negativo em contraciclo com as principais praças europeias. Também o BCP penalizou com uma queda de mais de 1,5%.
A carregar o vídeo ...
David Santiago 12 de janeiro de 2018 às 16:40
O PSI-20 encerrou a sessão desta sexta-feira, 12 de Janeiro, a perder 0,37% para 5.623,41 pontos13 cotadas em queda e as restantes cinco em alta, no segundo dia sebguido de perdas. A bolsa lisboeta contrariou a tendência de ganhos que predominou na Europa, num dia em que os investidores europeus receberam com maior optimismo a notícia de que Angela Merkel e Martin Schulz alcançaram um acordo de princípio para a formação de governo na Alemanha. 

A penalizar o sentimento em Lisboa estiveram os CTT que afundaram 9,25% para 3,494 euros, com os correios nacionais a transaccionarem em mínimos de 19 de Dezembro do ano passado. As fortes perdas hoje registadas pela empresa liderada por Francisco Lacerda acontecem depois de a Anacom ter apertado os critérios de qualidade de serviço que os CTT têm de cumprir.

Também a pressionar esteve o BCP que resvalou 1,63% para 0,2959 euros.

No sector energético o sentimento dividiu-se, com a EDP a desvalorizar 1,18% para 2,852 euros, isto depois de a eléctrica ter ontem comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que o Norges Bank reforçou a posição na cotada liderada por António Mexia, tendo passado a deter 3,11% do capital da empresa. Já a Galp Energia cedeu 0,18% para 16,25 euros e a REN deslizou 0,24% para 2,526 euros, enquanto a EDP Renováveis apreciou 0,28% para 7,07 euros.

Também em queda transaccionaram a Nos (-0,99% para 5,50 euros) e a Pharol (-1,31% para 0,2645 euros).

A impedir uma ainda maior desvalorização do PSI-20 esteve o sector do retalho. A Sonae somou 2,87% para 1,217 euros, valor que representa um máximo de 19 de Agosto de 2015. Já a Jerónimo Martins ao tocar nos 17,46 euros por acção durante o dia esteve em máximos de 26 de Julho de 2017, com a retalhista a terminar a sessão com uma subida de 4,40% para 17,305 euros. 

Os ganhos alcançados nesta sessão pela dona do Pingo Doce acontecem depois de esta quinta-feira a cotada ter reportado que concluiu 2017 com um volume de negócios de 16,27 mil milhões de euros, mais 11,3% do que um ano antes.

(Notícia actualizada às 16:50)



A sua opinião61
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 6 dias

Esta aberto o manicômio,
Podes vir criador de Touros, que todos nos esperamos por ti

comentários mais recentes
shorts e esquerda Há 4 dias

o grande cromo criador de vacas acusa a esquerda por não acabar com os shorts
mas o que andou a fazer o primo pedro passos coelho quando foi primeiro ministro?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
foi só cortar e mais cortar nas pensões, vencimentos ets etc
cortar os subsidios de natal e de ferias, quando pedro passos coelho antes das eleições disse que não cortaria nada de nada,enganando os portugueses............................................................
e mandar os portugueses emigrarem???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
com 80% de divida do pib, não era preciso FMI aqui em portugal, mas pedro passos coelho fez de propósito o FMI.
Agora temos uma divida suberana de cerca de 127% do pib, que a esquerda tem vindo a baixar com dificuldade.
es doente mental criador de touros.
ves tudo ao contrario.

Atenção que usa mais nikies disfarçado Há 4 dias

"Menoli"
"Lusa Atenas"
"Artista"
"Carp Diem"
"como Anónimo"
"Criador de Touros"
estes são alguns nikes que "Criador de Touros" usa aqui no jornal de Negocios.
ve-se claramente que é um individo desequilibrado mentalmente, que
pensa que é mais esperto que os outros, que as perdas nas ações
lixaram a cabeça toda dele.
como pouco falam com Criador de Touros, inventa Nikes e poe-se a falar
entre ele com esses Nikes que inventou, para demonstrar que é mais que
os outros.
Mas também muito grave, e a psicose que acusa a "esquerda" por tudo e por nada, quando grandes burrices são feitas pela "direita".
um caso nato psiquiatria.

Criador de Touros Há 4 dias

Para quem diz que a queda dos CTT não foi culpa do regulador, noutra notícia, que ideia ! se o regulador não tem feito asneira a Goldman Sachs não teria despejado.As pessoas de esquerda não conseguem ser imparciais a ler o mundo, por isso a esquerda não tem qualquer interesse. Para mim valem zero e só atrapalham os mercados. A única coisa de útil que esta amostra de governo esquerdista poderia fazer seria acabar com os shorts no mercado português. Mas alguma vez esta anedota de governo conseguiria tal coisa ? Claro que não, só sabem subir impostos e taxas, não confundir com a taxa do imposto que essa tem tendência de subida também !!; )

Criador de Touros Há 4 dias

Se o BCP viesse testar a MM20 por volta dos 0.28 poderia depois ganhar embalagem para outros voos mais estratosféricos. Mas talvez não precise disso. Já a Mota está num limiar psicológico algo importante. Amanhã veremos se é para continuar a correção se é para voltar às subidas. Os longos estão sempre mais descansados nestas andanças. A técnica do longo é a mais simples e mais eficaz: conseguir um bom preço e deixar correr o marfim. Nem sempre dá, mas em bullmarket não há melhor. Trading nunca dá tantas convicções.Estar longo é sem espinhas.

ver mais comentários
pub