Bolsa PSI-20 corrige para mínimo de semana e meia com BCP a pressionar

PSI-20 corrige para mínimo de semana e meia com BCP a pressionar

A bolsa lisboeta negociou em terreno negativo pelo segundo dia seguido, tendo recuado para mínimos de 19 de Janeiro, numa sessão em que o BCP voltou a ser a cotada que mais contribuiu para determinar o rumo do PSI-20. Galp e EDP também penalizaram.
A carregar o vídeo ...
David Santiago 30 de janeiro de 2018 às 16:44
O PSI-20 fechou a sessão desta terça-feira, 30 de Janeiro, a perder 0,66% para 5.692,40 pontos, com 13 cotadas em queda, três em alta e duas inalteradas no valor de fecho da última sessão. No segundo dia consecutivo de perdas e em que tocou em mínimos de 19 de Janeiro, a praça lisboeta seguiu a tendência de quedas que predominou na Europa, numa sessão de quedas generalizadas e em que as maiores perdas foram registadas pelos sectores das matérias-primas, petrolífero, financeiro e automóvel. 

Depois dos fortes ganhos verificados nas primeiras semanas de 2018, apoiados pelas perspectivas favoráveis sobre a evolução da economia mundial, em particular da Zona Euro, os últimos dias têm sido de perdas, o que em parte se deve a um factor de ajustamento relativamente às subidas acumuladas. Por outro lado, pelo segundo dia consecutivo, a subida das taxas de juro na dívida soberana na zona euro contribuiu para arrefecer o optimismo dos investidores. 

Uma vez mais em Lisboa foi o BCP a cotada mais decisiva a determinar a tendência do PSI-20, com o banco liderado por Nuno Amado a resvalar 1,52% para 0,3245 euros. 

Ainda a penalizar de forma determinante esteve a Galp Energia e a EDP, com a petrolífera a perder 1,58% para 15,62 euros e a eléctrica a recuar 1,01% para 2,84 euros. A tendência alastrou-se a todo o sector energético, já que a EDP Renováveis deslizou 0,42% para 7,06 euros e a REN resvalou 0,86% para 2,534 euros.

Destaque ainda pela negativa para a Altri que desvalorizou 2,72% para 4,82 euros, numa sessão em que a cotada negociou em mínimos de 4 de Outubro (4,77 euros por acção) na sétima sessão consecutiva em terreno negativo. A empresa de pasta e papel tem sido penalizado pela fraqueza do dólar, já que grande parte das receitas da cotada são em dólares. 

Os CTT acompanharam a tendência com uma desvalorização de 0,91% para 3,48 euros. 

A travar uma queda mais acentuada do PSI-20 esteve o sector do retalho e a Nos (+0,65% para 5,455 euros). A Sonae somou 1,25% para 1,291 euros depois de ter chegado a tocar nos 1,296 euros, um máximo de Agosto de 2015, isto depois de ontem o BPI ter elevado a avaliação do grupo da Maia (também o preço-alvo atribuído por esta casa de investimento à Jerónimo Martins foi aumentado).

Por seu lado, a Jerónimo Martins apreciou 0,20% para 17,38 euros, para o que terá contribuído o comportamento da economia polaca cujo PIB avançou, em 2017, 4,6%, o que beneficia a retalhista que marca forte presença neste mercado com a Biedronka.

Fora do PSI-20, o BPI perdeu 1,32% para 1,35 euros no dia em que o banco apresenta resultados. 

(Notícia actualizada às 16:53)



A sua opinião32
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
BCP : OPA A CAMINHO Há 2 semanas

A seguir a lógica de alguém que comparou o BPI ao BCP isso quer dizer que deve estar na calha uma OPA ao BCP !!!!!!!! Numa perspectiva de OPA o preço do BCP triplicará em 3 ou 4 dias.

dr. bcp Há 2 semanas

re: anonimo
sou dr de nick, mas outros pouco criativos estao a usalo. deme umas dicas para entrar no caldeirao

Anónimo Há 2 semanas

Você é dr. porquê ? Há aqui tanto dr. e ninguém diz que é.

SONAE CAPITAL Há 2 semanas

Sonae Capital ,.no topo das melhores do ps-20- com nota 10' dividendo 10 cent. Por açao, uma retabilidade de 10% ao ano, como novos investimento, a unica que se preocupa em criar valor aos seus acionistas

ver mais comentários
pub