Bolsa PSI-20 em mínimos de duas semanas com BCP e CTT a cair mais de 1%

PSI-20 em mínimos de duas semanas com BCP e CTT a cair mais de 1%

A bolsa nacional, em queda pela quarta sessão consecutiva, acompanha o pessimismo das principais praças europeias. Só duas cotadas negoceiam com sinal positivo.
PSI-20 em mínimos de duas semanas com BCP e CTT a cair mais de 1%
Bruno Simão/Negócios
Rita Faria 23 de junho de 2017 às 11:47

A bolsa nacional está a negociar em queda esta sexta-feira, 23 de Junho, pela quarta sessão consecutiva, com o PSI-20 a descer 0,56% para 5.215,70 pontos, o valor mais baixo desde 8 de Junho. Das 19 cotadas que formam o principal índice nacional, 15 estão em queda, duas em alta e duas inalteradas.

Lisboa e Madrid são as praças que mais desvalorizam, numa sessão marcada por quedas ligeiras na Europa. Esta evolução acontece depois de, esta manhã, ter sido revelado que a actividade económica na Zona Euro desacelerou o seu crescimento em Junho, à custa do abrandamento do sector dos serviços.

O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, cai 0,17% para 387,86 pontos, penalizado sobretudo pelas cotadas da indústria alimentar. As empresas da energia também contribuem para a descida, continuando a reflectir os baixos preços do petróleo, apesar da ligeira recuperação que se regista esta sexta-feira.

Por cá, o BCP e os CTT são as cotadas que mais penalizam o PSI-20. O banco liderado por Nuno Amado cai 1,35% para 23,33 cêntimos, depois de ter chegado a desvalorizar mais de 3% na sessão de ontem, penalizado pela queda em bolsa do seu principal accionista - os chineses da Fosun, perante investigações dos reguladores ao crédito concedido às empresas em forte expansão internacional.

Já os CTT recuam 1,37% para 5,531 euros.

A contribuir para a queda do índice nacional estão ainda a Sonae, com uma descida de 1,68% para 93,8 cêntimos, e a Galp Energia, com uma desvalorização de 0,5% para 13,04 euros.

Ainda na energia, a EDP recua 0,43% para 2,985 euros, a EDP Renováveis cai 0,27% para 6,991 euros e a REN perde 0,99% para 2,813 euros.

Do lado dos ganhos estão apenas a Nos e a Corticeira Amorim. A empresa liderada por António Rios de Amorim valoriza 0,42% para 13,125 euros enquanto operadora soma 0,33% para 5,493 euros. Isto apesar de o Haitong ter revisto em baixa o preço-alvo da Nos, de 7,6 euros para 7,1 euros, mantendo a recomendação de "comprar".

 

Numa nota de "research" publicada esta sexta-feira, 23 de Junho, o banco de investimento justifica o corte na avaliação com a revisão da estimativa para o "capex" (investimento operacional) ao longo dos próximos três anos.




A sua opinião11
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Jogada de mestre chinoca 23.06.2017

A noticia de a china estar a controlar os investimentos no estrangeiro serviu e de que maneira para desvalorizar esses títulos e os investidores (entre eles a FOSUN) reforçarem. Foram dois dias a reforçar nas mais variadas bolsas, daqui a uns tempos arranjam outra treta e voltam ao reforço.

Anónimo 23.06.2017

Basta uma semana de baixa liquidez, uma ou duas notícias menos boas e é este filme todo?
Preocupem-se com as vossas posições e deixem as dos outros. É preciso saber gerir emoções e ter paciência na bolsa. Quem não se controla é quem vem para aqui agoirar as posições dos outros. Haja pachorra!

BCP está falido 23.06.2017

Qual a novidade? Bom no BCP, nenhuma, até porque não gera lucros á +10 anos. O Deutsche Bank que lhe atribui recentemente o price target de 0,30€ (risos) tb não é novidade, está falido! A novidade veio porém da Fosum, o seu principal acionista, que tb se encontra totalmente falido! Espetáculo!

OBRIGADO a quem me vendeu BCP a 0.2324 23.06.2017

pessoal estou entalado
o que eu faço agora??
Criador de Touros estás ai?
eu sei que estás..
já somos dois entalados.
mas tu acho que estás muito pior não é?

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub