Bolsa PSI-20 escapa às perdas na Europa com ajuda do BCP e Galp

PSI-20 escapa às perdas na Europa com ajuda do BCP e Galp

A bolsa nacional encerrou com sinal positivo, recuperando de três sessões de perdas, animada pela subida de 1% do BCP e de quase 0,5% da Galp. Na Europa, a tendência é maioritariamente negativa.
PSI-20 escapa às perdas na Europa com ajuda do BCP e Galp
Miguel Baltazar/Negócios
Rita Faria 30 de junho de 2017 às 16:46

A bolsa nacional encerrou em alta ligeira esta sexta-feira, 30 de Junho, após três sessões consecutivas de perdas que levaram o principal índice nacional para mínimos de seis semanas. Com dez cotadas em alta, sete em queda e duas inalteradas, o PSI-20 ganhou 0,22% para 5.152,96 pontos.

 

Na Europa, os principais índices negoceiam com sinal vermelho, no fecho de uma semana marcada pelas dúvidas sobre o início da retirada dos estímulos pelo Banco central Europeu. Depois de, na segunda-feira, Mario Draghi ter garantido que os factores que pesam sobre a inflação são "temporários", o Eurostat revelou, esta sexta-feira, que o crescimento dos preços na Zona Euro desacelerou no mês passado para 1,3%.

 

O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, desce 0,27% para 379,64 pontos, o que corresponde a um mínimo de 24 de Abril. Além da praça portuguesa, só a bolsa de Atenas fechou com sinal positivo.

 

A penalizar a Europa estão sobretudo as cotadas da banca e do sector químico, com destaque para a Bayer, que desvaloriza mais de 4%, depois de ter anunciado que vai rever em baixa as estimativas de resultados para este ano.

 

Por cá, o BCP e a Galp Energia foram as cotadas que mais animaram o PSI-20. O banco liderado por Nuno Amado subiu 1,07% para 23,57 cêntimos, enquanto a Galp valorizou 0,38% para 13,255 euros.

A contribuir para a tendência positiva estiveram também a Sonae e a Navigator. A retalhista dona dos supermercados Continente avançou 0,72% para 97,4 cêntimos, enquanto a Navigator somou 0,61% para 3,781 euros, depois de o CaixaBI ter subido o preço-alvo para as acções para 4,90 euros para incorporar as estimativas mais optimistas para os preços da pasta, que já subiram 25% desde o início do ano. A recomendação manteve-se em "comprar".

 

A Altri, por seu lado, travou maiores ganhos do PSI-20, com uma descida de 2,02% para 4,036 euros, a reflectir o corte de quase 13% na sua avaliação por parte do Haitong, que fixou o preço-alvo para as acções em 4,70 euros.

 

"Apesar dos preços da pasta de papel estarem mais altos do que antecipávamos na última nota (de Abril), não vemos este fortalecimento como sustentável" por muito mais tempo, salienta o analista Nuno Estácio num "research" publicado esta sexta-feira, 30 de Junho.


(Notícia actualizada às 16:57)

 




A sua opinião60
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Teles 30.06.2017

Bcp não se aguenta nas canetas
esteve a subir 2% mas só subio 1%
a culpa é da esquerda e do Benfica
há com cada escroto

comentários mais recentes
MASSA BRUTA 02.07.2017

PRONTINHO AMIGOS, DEI MESMO A POUQUINHO UMA ORDEM DE COMPRA DAS UNIDADES DO MONTEPIO, PARA AMANHÃ AS 8 DA MANHÃ. SÃO 48 MIL EUROS NESTA AÇÃO.
AMANHÃ ESPERO GANHAR ENTRE 10% A 15% NOS PAPÉIS DO MONTEPIO, E VENDER LÁ PARA A TARDINHA
COMO EU DISSE NA SEXTA-FEIRA É UMA MINA DE OURO ESTE MONTEPIO
AMANHÃ FALAMOS
COMO JÁ DEI A ORDEM, DAQUI A POUQUINHO VOU DORMIR SOSSEGADINHO, QUE MESMO QUE EU ACORDE LÁ PARA AS 9 OU 10 DA MANHÃ JÁ ESTARA A ORDEM REALIZADA, DEPOIS COM CALMINHA DAREI A ORDEM DE VENDA QUANDO ACORDAR

Anónimo 02.07.2017

deves ser o conde ranhoso

Anónimo 02.07.2017

escrever em maiúsculas é insultar as pessoas e com um nick de anormal ninguém te liga insultas és insultado

Conde 02.07.2017

A aqui com cada menino queque a falar
Ainda as mamães lhe mudam as fraldas
Teem uns centimos investidos na bolsa e já pensam que são uns senhores
Os drogados se calhar ainda se aproveitam, agora estes betinhos, só trampa mesmo.

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub