Bolsa PSI-20 fecha em queda com BCP, JM e Corticeira a pressionar

PSI-20 fecha em queda com BCP, JM e Corticeira a pressionar

A bolsa nacional acompanhou as quedas na Europa, depois de o novo teste nuclear da Coreia do Norte ter aumentado a aversão ao risco por parte dos investidores.
A carregar o vídeo ...
Rita Faria 04 de setembro de 2017 às 16:44

Depois de três sessões consecutivas de ganhos, o arranque da semana foi negativo para a bolsa nacional, que acompanhou o pessimismo das principais congéneres europeias.

Isto num dia marcado pelo aumento da aversão ao risco por parte dos investidores, depois de mais um teste nuclear levado a cabo pela Coreia do Norte, desta vez com a detonação de uma bomba de hidrogénio.

Em linha com os índices europeus, o PSI-20 deslizou 0,61% para 5.163,50 pontos, com 14 cotadas em queda e apenas cinco em alta.

Na Europa, o índice de referência Stoxx600 desce 0,45% para 374,45 pontos, com todos os sectores a registarem uma evolução negativa, à excepção da energia, sector químico e automóvel.

A pesar no desempenho das acções está ainda a valorização da moeda única, que ganha nesta altura 0,46% para 1,1914 dólares, penalizando sobretudo as empresas mais expostas ao mercado externo. Na reunião do BCE desta quinta-feira os especialistas esperam que Mario Draghi, presidente da autoridade monetária, alerte o mercado para a valorização da moeda comum.

Em Lisboa, o BCP, a Jerónimo Martins e a Corticeira Amorim foram as cotadas que mais pressionaram o PSI-20. O banco liderado por Nuno Amado deslizou 1,55% para 22,3 cêntimos, a retalhista cedeu 1,21% para 16,685 euros e a Corticeira Amorim desvalorizou 2,83% para 11,315 euros. 

A determinar a descida do principal índice nacional estiveram ainda a Nos, a Sonae e os CTT. A operadora comandada oor Miguel Almeida desceu 0,61% para 5,457 euros, enquanto a Sonae e os CTT desvalorizaram mais de 1%. 

Na energia, a EDP Renováveis perdeu 0,14% para 6,898 euros, a EDP ganhou 0,28% para 3,254 euros e a Galp Energia subiu 0,07% para 14,05 euros, num dia em que o Brent segue em queda e o crude de Nova Iorque em alta. 

Além da Galp e da EDP, só a Novabase, a Ibersol e a Mota-Engil fecharam com sinal verde. 

(Notícia actualizada às 16:50)




A sua opinião11
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Patolas 04.09.2017

Massa Bruta e um senhor
Um catedrático da bolsa e política.
Do melhor que passou por aqui no jornal de negócios.
Acerta em tudo.
Só espero que não acerte no caso da guerra se não estamos lixados.
Massinhas deve ser um homem de barba rija, não como alguns meninos queques que aparecem por aqui.
Pena que o Massa comente pouco.

comentários mais recentes
Criador de Touros 04.09.2017

sou um advogado de quinta esquerda a direita do caralh@, e meto-me no bcp a 5 anos
tenho sempre o rabinho em sangue 24 horas sobre 24 horas
a minha mão marota das punhetas carregou algumas vezes no teclado e arranjei um casamento do caralh@ com o bcp para sempre
vem ai a guerra e eu fico agarrado e sem o meu dinheirinho
a culpa é da esquerda e da minha esperteza saloia
hoje foi mais de 1,5% , que lá tenho eu de me enfrascar en comprimidos para dormir.
maldita esquerda

Criador de Touros 04.09.2017

tenho o cú em sangue por causa deste bcp
e depois vejo que o massa bruta é mais esperto que eu, atiro-me aos arames
tenho deixar de ser jogar de sala, ter mais atenção, aprender, e deixar de ser um grande fdp e acusar a esquerda
eu sou fdp desde pequeno, e nos laranjas somos assim

Criador de Touros 04.09.2017

Avisam-se todos os frequentadores deste forum que há um sujeito que se diz SOCIALISTA utilizando vários nicks, tais como Massa Bruta, Ranhoso, Fanhoso, Da Boina, Rosa Pereira, Tavares, Maria Amélia, escroto, investidor, olx, Tomas, Carp Diem, h, Cipião, Hx400, g, supositório, Gaspacho, Madalena, PATOLAS e outros, que padece de grave desequilíbrio mental gostando de insultar pessoas, UTILIZAR NICKS DE OUTROS, entre os quais o do Criador de Touros, do Lusa Atenas e o meu, Psiquiatra. Quando ele ler este comentário irá apagá-lo, pois recusa retratar-se e tratar os outros com respeito. Tenham paciência com ele pois é muito BRUTINHO.

Criador de Touros 04.09.2017

o massa bruta ranhoso comenta pouco mas faz de patolas e faz campanha pelo PS a uma junta;confere
sou um grande fdp de direita
sou do partido dos laranjas, do cavaco silva, passos coelho, durão barroso, duarte lima, miguel relvas etc
estou farto de ser enrrabado no bcp, e digo que é da esquerda

ver mais comentários