Bolsa PSI-20 fecha semana no verde em linha com a Europa

PSI-20 fecha semana no verde em linha com a Europa

O principal índice da bolsa de Lisboa terminou pelo segundo dia em alta, impulsionado pelos ganhos de cotadas como a Corticeira Amorim e as empresas do sector energético. Entre as restantes praças europeias a tónica é também de ganhos com os investidores a digerirem a decisão do Banco Central Europeu.
A carregar o vídeo ...
Ana Laranjeiro 27 de outubro de 2017 às 16:47

O efeito das decisões do Banco Central Europeu (BCE) terão estado a animar os investidores na sessão desta sexta-feira, permitindo que as bolsas europeias tenham terminado sobretudo em alta. Lisboa acompanhou este sentimento, apesar de não ter sido das praças que mais avançou.

A autoridade monetária revelou ontem que ia prolongar o seu programa de compra de activos até, pelo menos, Setembro do próximo ano. Embora, tenha baixado o tecto máximo de compras mensais: dos actuais 60 mil milhões de euros passará para 30 mil milhões de euros. Uma decisão, de resto, que estava já a ser antecipada pelo mercado.

O PSI-20 subiu 0,12% para os 5.408,46 pontos, nesta que é a segunda sessão consecutivade ganhos, com 12 cotadas em alta e seis em queda. A bolsa espanhola, por outro lado, é uma das três que está em queda no Velho Continente, num dia em que o parlamento da Catalunha proclamou a independência da região. Mariano Rajoy, chefe de Governo de Espanha, já apelou à "tranquilidade a todos os espanhóis".

Na bolsa de Lisboa destaque para as acções da Corticeira Amorim, Ibersol e sector energético.

A Corticeira Amorim terminou esta última sessão da semana com uma valorização de 1,43% para 11,705 euros. E a Ibersol valorizou 1,54% para 12,54 euros.

Na energia, a EDP cresceu 0,57% para 3,024 euros, a EDP Renováveis apreciou 0,72% para 7,09 euros e a REN ganhou 0,85% para 2,718 euros. A Galp Energia terminou a subir 0,65% para 15,595 euros, num dia em que a empresa conquistou uma "área chave" de petróleo no pré-sal brasileiro. A empresa venceu a licitação inserida num consórcio liderado pela norueguesa Statoil e a norte-americana ExxonMobil.

Os preços do petróleo, por esta altura, estão a subir nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, referência para o mercado nacional, 1,62% para 60,26 dólares por barril.

No sector da pasta e do papel, a Semapa avançou 0,92% para 17,025 euros, a Navigator cedeu 0,16% para 4,387 euros e a Altri deslizou 0,20% para 5,503 euros. Este comportamento das empresas do sector da pasta e do papel tem lugar numa altura em que o euro está a desvalorizar face ao dólar (recua 0,62% para 1,1578 dólares), acumulando ainda assim um ganho superior a 10% desde o início do ano.

A Jerónimo Martins subiu 0,42% para 15,515 euros, recuperando um pouco das perdas recentes, e num dia em que os analistas do BPI cortaram o preço-alvo da empresa, apesar de considerarem que a retalhista está "mais atractiva".

A travar uma subida mais pronunciada do índice nacional estiveram cotadas como o BCP (que desceu 0,96% para 24,75 cêntimos) e a Nos (que recuou 0,60% para 5,118 euros).




A sua opinião13
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Joâo Coelho Há 2 semanas

a partir de amanhã 2 feira vou começar a comprar conservas de atum, conservas de frutas, e outras conservas para um periodo minimo de 2 ou 3 anos
quando começar a guerra nuclear, as temperaturas baixarão para os 25 graus negativos, e a maioria se não morrer nas bombas ,morrera a fome, pelas temperaturas baixas e contaminação.
por isso vou-me preparar.....

RE:Pharolito Há 3 semanas

estás entalado nesta cotada de altissima volantilidade
até chias, que pareces um autocarro a sair da manutençâo Pharolito
deves dormir sobre calmantes e mais calmantes, do genero do criador de touros
não te metas noutra se não caira-te o cabelito todo

Pharolito Há 3 semanas

MOELIS e outros credores que prefazem 33 bilhões de divida de OI já chegaram a um acordo em Nova Iorque. Este mesmo acordo sera formalizado com a Adm. Oi no dia 6Nov viabilizando a AG de OI marcado para 10Nov. PHAROL VAI DESPARAR NA PROXIMA SEMANA.

fja Há 3 semanas

pois eh vocês estão preocupados com a pharol porque não teem euros para as comprar agora so pode, vocês ainda não viram o enredo e que vai ser aprovado na assembleia em 10 ou 27 teem tudo nos bancos aguentem sentados oi hoje jah começou upa esta na cara que vai haver disparo breve ainda estãoa tempo

ver mais comentários
pub