Bolsa PSI-20 lidera ganhos numa Europa sem rumo

PSI-20 lidera ganhos numa Europa sem rumo

Os ganhos da Galp Energia e das cotadas do retalho impulsionaram o PSI-20 e permitiram que o índice terminasse, pela quinta sessão, em alta. No Velho Continente, não se verifica uma tendência definida.
PSI-20 lidera ganhos numa Europa sem rumo
Pedro Catarino/CM
Ana Laranjeiro 14 de setembro de 2017 às 16:44

Há cinco sessões que a bolsa nacional não conhece o vermelho. O PSI-20 terminou a sessão desta quinta-feira, 14 de Setembro, a subir 0,63% para 5.201,51 pontos, com 14 cotadas em alta e quatro em queda.

Entre as restantes praças europeias não existe uma tendência definida, registando os índices oscilações entre perdas e ganhos. Do outro lado do Atlântico, Wall Street está sobretudo em queda, com as acções a serem penalizadas pelos dados da inflação.


Esta evolução das praças europeias e americanas tem lugar numa altura em que o petróleo está em alta nos mercados internacionais, alimentado pelo optimismo dos investidores quanto a uma recuperação da procura pela matéria-prima. A Agência Internacional de Energia (AIE) reviu em alta as suas estimativas para a procura este ano, antecipando que esta deverá registar o maior aumento desde 2015, devido ao crescimento do consumo na Europa e Estados Unidos. As estimativas deste organismo foram melhoradas em 1,7%, ou 100 mil barris, para um total de 1,6 milhões de barris por dia.


A juntar à melhoria das perspectivas para a procura está a possibilidade de os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) estenderem ainda mais os cortes na produção, como já foi admitido por alguns integrantes do cartel.


Por outro lado, o euro regista uma descida ligeira de 0,01% para 1,1884 dólares, aliviando dos ganhos recentes. Ainda assim, a moeda da Zona Euro, acumula um ganho superior a 12% desde o início do ano.


Em Lisboa, destaque para as acções da Galp Energia e do retalho.

No sector energético, a petrolífera somou 2,02% para 14,385 euros, em linha com a cotação do petróleo nos mercados internacionais. Já a EDP desceu 0,39% para 3,331 euros, a EDP Renováveis cedeu 0,30% para 7,059 euros e a REN subiu 0,33% para 2,769 euros.


No retalho, a Jerónimo Martins cresceu 1,04% para 16,595 euros e a Sonae ganhou 1,67% para 97,6 cêntimos, depois de esta manhã ter sido anunciado ao mercado que a retalhista chegou a um acordo com a JD Sports Fashion Plc, a Balaiko Firaja Invest S.L. e a JD Sprinter Holdings 2010, S.L. (JD Sprinter) para a fusão da Sport Zone com os negócios do grupo britânico na Península Ibérica, na sequência do memorando de entendimento anunciado em Março.

Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, "sub-holding" do grupo Sonae dedicada ao retalho especializado, prevê que a luz verde da Autoridade da Concorrência à fusão da Sport Zone com a JD Sports e a JD Sprinter "aconteça até ao final do ano".

O BCP valorizou 0,89% para 21,57 cêntimos. A Nos ganhou 0,66% para 5,309 euros. A Ibersol cresceu 1,42% para 12,10 euros.


A travar maiores ganhos do principal índice nacional, além do grupo EDP, estiveram ainda as acções da Novabase (que cederam 0,13% para 3,19 euros) e da Corticeira Amorim (que recuaram 1,09% para 11,37 euros).


No sector da pasta e do papel, a Altri subiu 0,08% para 3,81 euros, a Semapa ganhou 0,17% para 15,115 euros e a Navigator somou 0,16% para 3,735 euros.

Fora do PSI-20, nota para as acções da Impresa, que terminaram a valorizar 9,19% para 29,7 cêntimos, e para os títulos da Teixeira Duarte, que subiram 5,26% para 28 cêntimos.

 

(Notícia actualizada às 16:53)




A sua opinião31
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Criador de Touros 14.09.2017

sou vosso advogado se precisarem, não pensem que eu sou psicópata, Criador de Touros irá estar por aqui todo o dia e noite, de 5 em 5 minutos. se quiserem alguma informação sobre o Bcp contactem-me que eu não cobro nada.
nosso Bcp irá subir muito muito
não tenham medo da guerra, Bcp até morrermos
também não tenham medo da bolha Americana, porque nosso Bcp e o nosso presidente Amado, são suficientemente fortes para aguentarmos entre barco

comentários mais recentes
Criador de Touros 15.09.2017

Bons dias nem mundo
Não pensem que eu sou maluco nem psicopata, que o importante é eu estar acordado.
O meu matrimónio com o banco Milenio Bcp e para continuar.....
Já vai em 5 anos, mas poderá ser de 10 ou 15 anos que eu não me importo.
Sao 284% a perder ,mas tenho fé que vou recuperar tudo.

a isabelinha da sonosol vai OPAR o BCP 15.09.2017




a isabelinha da sonosol vai LANÇAR uma OPA ao MILENIUM BCP a 0.50 por ação ou seja METADE do VALOR do falido MONTEPIO

Psiquiatra 14.09.2017

Avisam-se todos os frequentadores deste forum que há um sujeito que se diz SOCIALISTA utilizando vários nicks, tais como Massa Bruta, Ranhoso, Fanhoso, Da Boina, Rosa Pereira, Tavares, Maria Amélia, escroto, investidor, olx, Tomas, Carp Diem, h, Cipião, Hx400, g, supositório, Manel e outros, que padece de grave desequilíbrio mental gostando de insultar pessoas, UTILIZAR NICKS DE OUTROS, entre os quais o do Criador de Touros, do Lusa Atenas, AB e o meu, Psiquiatra. Quando ele ler este comentário irá apagá-lo, pois recusa retratar-se e tratar os outros com respeito. Tenham paciência com ele pois é muito infantil.

Criador de Touros 14.09.2017

(Cont.)... e noutras ocasiões graves nada fazem para impedir tal prática ? Quem faz as leis neste país sabe pouco. O desleixo é muito. Portugal é muito à balda. Aqui não se defende o interesse nacional, dos portugueses e das empresas portuguesas, defendem-se interesses maçónicos GOL , da Internacional Socialista e das internacionais comunistas e comunistas bloquistas trotskistas. Estes interesses de esquerda estão sempre bem protegidos, o resto que se lixe. É esta a lei dos camaradas de esquerda.

ver mais comentários