Bolsa PSI-20 no vermelho na quinta semana consecutiva em queda

PSI-20 no vermelho na quinta semana consecutiva em queda

A bolsa nacional fechou em terreno negativo, terminando a semana com o quinto saldo semanal negativo consecutivo, a mais longa série de perdas desde Setembro de 2015. Sector energético foi o que mais pressionou a praça lisboeta.
PSI-20 no vermelho na quinta semana consecutiva em queda
Miguel Baltazar/Negócios
David Santiago 17 de novembro de 2017 às 16:42

O PSI-20 encerrou a sessão desta sexta-feira, 17 de Novembro, a cair 0,25% para 5.258,75 pontos, com 13 cotadas em queda e cinco em alta, com a bolsa nacional a seguir a tendência de perdas que predominou nas principais praças europeias.

 

A bolsa lisboeta acumula perdas na semana, na quinta semana seguida em que o PSI-20 fecha a semana com um saldo global negativo. Trata-se da mais longa de série de perdas desde Setembro de 2015. Nas últimas cinco sessões a Pharol (-13,23%) e a Novabase (-11,19%) foram as cotadas que registaram maiores desvalorizações.

 

Também o índice de referência europeu Stoxx 600 terminou a semana em queda, acumulando duas semanas consecutivas em terreno negativo.

 

No plano nacional foi o sector energético que mais penalizou. A EDP recuou 1,52% para 2,915 euros, com a eléctrica a transaccionar em mínimos de 3 de Novembro ao tocar nos 2,912 euros, no dia em que comunicou à CMVM ter contratado duas entidades para avaliar o interesse dos investidores numa operação de titularização de défice tarifário que a eléctrica pretende realizar. Isto numa altura em que a cotada liderada por António Mexia colocou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos em tribunal para tentar ter acesso ao estudo da ERSE sobre os contratos CMEC (Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual).

Na mesma linha, a EDP Renováveis perdeu 0,55% para 6,896 euros, a Galp Energia resvalou 0,54% para 15,69 euros, e a REN deslizou 0,42% para 2,619 euros.

Também a pressionar esteve a Semapa que recuou 1,50% para 15,475 euros, numa sessão em que ao tocar nos 15,425 euros por acção a cotada esteve em mínimos de 27 de Setembro.

Destaque pela negativa ainda para os CTT que resvalaram 1,93% para 3,158 euros no dia em que o Haitong anteviu que a redução do número de trabalhadores dos correios nacionais, já confirmada pela empresa, é "apenas o início" de um plano de reestruturação que deverá ser "muito mais amplo".

A travar uma maior descida do PSI-20 esteve a Sonae, que somou 3,05% para 1,012 euros, a Nos, que apreciou 0,96% para 5,446 euros, e a Pharol, que ganhou 1,49% para 0,341 euros. Nota positiva também para o BCP que cresceu 0,12% para 0,254 euros.  


(Notícia actualizada às 16:48)




A sua opinião55
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Sarapitolas Há 3 semanas

quando estives-te de ferias Criador de Touros, lá para para a zona de aveiro, disses-te a boca grande que ias dar um tariâo ao massinhas, mas pelos comentários aqui o massa bruta deu-te uma abada. duns 50 a 0
massinhas é um senhor, um senhor da bolsa, da politica, de tudo um pouco
saiu-te um tiro pela culatra quando estives-te de ferias.
acho inclusive que tives-te umas más férias por causa dessa abada que levas-te
nem dormias de noite a escrevaer aqui no jornal de negocios a toda a hora, e ao mesmo tempo andares a veres as cotações do bcp, e das bolsas asiaticas.
estavas e estás apanhado de todo criador de touros, estás num calvário total que te queres ver livre, por teres comprado bcp
foste burro, burro, burro, burro. que tentas apenas recuperar o perdido agora, quando se fosse jogador a serio de bolsa, poderias estar a fazer agora uma grande nota preta.
mas isto é para quem sabe de bolsa, não é para ti que es um advogadozito, que pensa que é mais inteligente que os outros.

comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

Ó massa ranhoso que percentagem do teu dinheiro gastas na drogaria ?

Anónimo Há 3 semanas

este ranhoso massa bruta está completamente apaixonado pelo criador de touros utiliza o nome dele utiliza os textos dele ...está apanhado

Anónimo Há 3 semanas

Amanhã continua a saga da Pharol com a notícia de hoje a ajudar

Criador de Touros Há 3 semanas

Voltando aos nomes. Muitas vezes os nomes que foram ficando para trás e não constam do nosso BI são os mais importantes. Alguns dos meus, séculos XI, XII e XIII: Telles de Menezes Ribeira Pais Vasconcelos Moniz Sousa Bragança. Estão aqui os nomes de vários ramos das famílias dos meus avós antigos. Era a fina flor.Vou com facilidade até aos séculos V e VI. Por outras estirpes consigo fazer 2000 anos de genealogia. Isto só investigando uma estirpe da minha família que consta do meu BI. Foram 15 anos de investigações. Aconselho vivamente todos os amigos a fazê-lo, pois o que se descobre compensa canseiras e dinheiros investidos. Para mim é o máximo. Milhares e milhares de portugueses são parentes do Rei Dom Duarte de Bragança, mas não sabem. São muitos milhares. O país é pequeno e foram muitos casamentos e baptizados neste belo jardim à beira-mar plantado. O resto são progressões matemáticas que nos aproximam
eu criador de touros, deve pertencer a raça dos Burros, no Bcp

ver mais comentários
pub