Bolsa PSI-20 no vermelho pelo segundo dia pressionado pelo BCP e Pharol

PSI-20 no vermelho pelo segundo dia pressionado pelo BCP e Pharol

A bolsa nacional recuou pela segunda sessão seguida num dia em que as quedas do BCP, da Pharol e da EP Renováveis pressionaram. A generalidade das praças europeias também negociou em queda.
PSI-20 no vermelho pelo segundo dia pressionado pelo BCP e Pharol
Miguel Baltazar/Negócios
David Santiago 27 de novembro de 2017 às 16:38

O PSI-20 fechou a sessão bolsista desta segunda-feira, 27 de Novembro, a perder 0,40% para 5.262,22 pontos, com 11 cotadas em queda e seis em alta, numa sessão em que a bolsa nacional seguiu o sentimento verificado nas principais praças europeias.

 

Tanto a praça lisboeta como o índice de referência europeu transaccionaram em terreno negativo pela segunda sessão consecutiva, com o PSI-20 a tocar em mínimos de 15 de Novembro durante a jornada bolsista.

A pressionar de forma determinante o sentimento em Lisboa esteve o BCP que caiu 1,40% para 0,2458 euros, tendo mesmo chegado a negociar em mínimos de 10 de Outubro ao tocar nos 0,2417 euros.

Também a penalizar esteve a Pharol que recuou 12,18% para 0,31 euros, num dia em que a cotada transaccionou no valor mais baixo desde 13 de Setembro, o que aconteceu depois de na sexta-feira ter sido anunciada a demissão do presidente executivo da operadora brasileira Oi, de que a portuguesa é a principal accionista.

Nota negativa ainda para a EDP Renováveis que resvalou 0,94% para 6,83 euros, numa sessão em que o sentimento se dividiu entre ganhos e perdas no sector energético. Também a Galp Energia deslizou 0,60% para 15,83 euros, enquanto a EDP avançou 0,38% para 2,92 euros. 

Já a REN perdeu 1,97% para 2,39 euros, tendo tocado em mínimos de 31 de Janeiro ao negociar nos 2,386 euros, com a empresa liderada por Rodrigo Costa a ser ainda pressionada pela acentuada queda dos direitos que afundaram 9,15% poara 0,129 euros. Voltou a verificar-se uma pressão vendedora nos direitos por parte dos accionistas que receberam estes títulos mas que não querem subscrever novas acções no aumento de capital.

Também no vermelho voltaram a negociar os CTT com os correios nacionais a perderem 1,36% para 3,043 euros, num dia em que registaram um novo mínimo histórico ao transaccionarem nos 3,013 euros.

A travar uma maior descida do PSI-20 estiveram a Semapa e a Navigator, isto no dia em que o BPI subiu o preço-alvo atribuído às duas cotadas. A Semapa somou 4,74% para 16,23 euros, num dia em que esteve em máximos de 10 de Novembro, e a Navigator cresceu 1,56% para 4,164 euros. Ainda no sector do papel, a Altri avançou 0,55% para 5,087 euros. 

O sector do retalho também registou uma tendência dividida, já que a Jerónimo Martins ganhou 0,40% para 16,26 euros e a Sonae recuou 0,79% para 1,003 euros

(Notícia actualizada às 16:55)




A sua opinião30
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 2 semanas

Este espaço devia ser para aprendermos uns com os outros.

comentários mais recentes
Re: Pharolito Há 2 semanas

Mas não ganhaste 3% Pharolito nas ações de hoje na Pharol? Ia jurar que tinha lido isso! Mas às tantas queres é ganhar o dobro amanhã.

PSI18 Há 2 semanas

A bolsa agora é para quem tem "mãos fortes"... ou acredita e mantém a carteira e na altura certa até reforça ou então vende, eventualmente a perder.
Cada um sabe de si, mas eu penso que se deve manter, "tudo o que desce sobe" , acredito que vai subir antes do final do ano e que as "boas" acções vão-se aproximar-se do máximo do ano.

Pharolito Há 2 semanas

ações da pharol para já não reforço mais, que estou sastifeito.
vou a partir de amanhã é shortar bcp para arranjar uns bons trocos para o final de semana

Anónimo Há 2 semanas

Lá anda o anormal do Ranhoso Massa Bruta inválido a passar-se por outros...agora é o Pharolito...oh homem, divirta-se de outra maneira a esbanjar a bela da reforma de 1800Eur ou coisa que o valha, certamente pouco merecida!

ver mais comentários
pub