Mercados PSI-20 com a maior subida em mais de seis meses

PSI-20 com a maior subida em mais de seis meses

A bolsa nacional fechou a sessão a subir mais de 2,5%, o que corresponde ao maior ganho diário desde Novembro de 2011. A contribuir para esta variação estiveram as acções da Galp Energia, que valorizaram mais de 5%, da Jerónimo Martins e da EDP Renováveis, que disparou quase 6%.
Sara Antunes 15 de Junho de 2012 às 16:42
O PSI-20 fechou a subir 2,60% para 4.563,15 pontos, com 18 acções a subirem e duas a caírem, num dia de recuperação para muitos títulos da bolsa nacional.

Entre os congéneres europeus a tendência também foi de ganhos, com os investidores expectantes em relação ao resultado das eleições da Grécia que vão decorrer este fim-de-semana. As notícias que deram conta de que os ministros das Finanças da Zona Euro estão preparados para a realização de uma teleconferência no domingo, logo a seguir às eleições gregas, e as indicações de que os principais bancos centrais mundiais estão preparados para agir em conjunto, deram algum ânimo aos investidores.

Assim, a bolsa nacional recuperou e subiu mais de 2%, um ganho que permitiu o principal índice nacional de anular as perdas acumuladas durante a semana e fechar os cinco dias de negociação com um saldo positivo de 0,75%.
A Galp Energia foi a acção que mais impulsionou o índice ao subir 5,06% para 8,93 euros, a recuperar parte das quedas recentes. Esta foi a primeira subida das acções da petrolífera em sete dias, nos seis dias anteriores, a Galp perdeu mais de 11%. As acções da petrolífera chegaram a tocar no valor mais baixo desde Março de 2009, ao transaccionar nos 8,551 euros.

A Jerónimo Martins também valorizou 2,05% para 14,20 euros, uma tendência que foi verificada pela generalidade dos títulos.

Em alta fechou também o grupo EDP, com a EDP Renováveis a destacar-se ao disparar 5,91% para 2,744 euros, tendo também tocado no valor mais baixo de sempre, ao negociar nos 2,596 euros. A EDP também ganhou 2,34% para 1,75 euros.

A banca também esteve em destaque, com o BCP a disparar 7,61% para 0,099 euros, o BPI a subir 8,85% para 0,492 euros, o BES a ganhar 0,99% para 0,51 euros e o ESFG a apreciar 0,58% para 5,18 euros.

Em queda fecharam apenas as acções da Brisa, ao perderem 1,93% para 2,485 euros, e da Cimpor, que cedeu 0,18% para 5,50 euros.


(Notícia actualizada às 16h55)



A sua opinião17
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
asCetau0wt5g Há 5 dias

http://synthroid-online.science/ - synthroid online http://buyavana2016.top/ - avana http://buy-tamoxifen.gdn/ - tamoxifen http://clonidine.space/ - clonidine hcl 1

asCeta0hvwpj Há 5 dias

http://trazodone-100-mg.science/ - trazodone 100 mg http://levitra-cost.gdn/ - levitra.com http://cephalexin.info/ - buy keflex online http://celexa-generic.us/ - celexa generic http://price-of-cialis.cricket/ - price of cialis http://buy-amitriptyline.pro/ - elavil medicine http://buyzoloft.site/ -

asCetahjub6m Há 1 semana

http://acyclovir-400mg.cricket/ - acyclovir 400 mg http://buyvpxl.space/ - buy vpxl http://clomid-price.trade/ - clomid http://buymotrin.gdn/ - buy motrin

Short, short 17.06.2012

Quando a banca falida sobe assim, são as últimas forças antes de mergulharem em quedas fortíssimas.
Por isso, aproveitei para shortar em grande BCP e BPI que vão dar bom dinheiro.
A bolsa só subirá com sustentação quando a Merkel e a Europa resolverem em definitivo o problema das dívidas. Enquanto se andar a tapar buracos, o bailinho continua.
Quem quiser entalar-se que compre.

ver mais comentários
pub