Bolsa Quedas da EDPR e Corticeira Amorim penalizam PSI-20

Quedas da EDPR e Corticeira Amorim penalizam PSI-20

A bolsa nacional contrariou o optimismo das principais praças europeias, penalizada pela descida de 2,5% da EDP Renováveis e de 3,6% da Corticeira Amorim.
Quedas da EDPR e Corticeira Amorim penalizam PSI-20
Miguel Baltazar
Rita Faria 26 de julho de 2017 às 16:45

Em contraciclo com a generalidade dos índices europeus, a bolsa nacional fechou em queda esta quarta-feira, 26 de Julho, com o PSI-20 a recuar 0,27% para 5.269,71 pontos. Das 19 cotadas, oito fecharam em queda, dez em alta e uma inalterada.

Na Europa, só a bolsa de Atenas encerrou com sinal vermelho, um dia depois de o país ter regressado aos mercados – pela primeira vez desde 2014 – para se financiar em 3 mil milhões de euros, numa emissão de dívida a cinco anos, em que os juros se fixaram em 4,6%.

As subidas dos principais índices do Velho Continente foram impulsionadas pelos resultados acima do esperado de algumas empresas, como o PSA Group e o Lonza Group, e pela valorização do petróleo, que animou o sector da energia.

Com sinal positivo pela segunda sessão consecutiva, o índice de referência para a Europa, o Stoxx600, sobe 0,50% para 382,69 pontos.

Em Lisboa, a EDP Renováveis, o BCP e a Corticeira Amorim foram as cotadas que mais penalizaram o PSI-20.

A empresa liderada por Manso Neto desceu 2,59% para 6,78 euros, depois de a casa-mãe, a EDP, ter anunciado ontem que vai manter o preço da OPA lançada sobre a Renováveis nos 6,75 euros. Esta manhã, a empresa anunciou que os seus lucros mais do que duplicaram nos primeiros seis meses do ano para 134 milhões de euros.


A EDP subiu 1,05% para 2,99 euros e a Galp Energia valorizou 0,07% para 13,46 euros, num dia de ganhos para o petróleo. A matéria-prima está a subir mais de 1% nos mercados internacionais, a beneficiar dos dados da Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos que mostram que as reservas de crude norte-americanas diminuíram em 7,21 milhões de barris na semana passada.

O BCP, que apresenta os seus resultados trimestrais esta quinta-feira, deslizou 1,18% para 25,05 cêntimos.

A unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos antecipa um resultado líquido de 22,6 milhões de euros entre Abril e Junho, o que contrasta com o prejuízo de 243,9 milhões de euros registado no mesmo período do ano passado.

No retalho, a Sonae ganhou 1,35% para 97,8 cêntimos e a Jerónimo Martins valorizou 0,20% para 17,37 euros, antes de apresentar os seus resultados do segundo trimestre. 

(Notícia actualizada às 16:49)




A sua opinião10
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Criador de Touros 26.07.2017

O que nós queremos é o short squeeze !!; )É uma espécie de abraço da jibóia !!; )O BCP está com bom aspecto.

Re: joaoferreira1 26.07.2017

A oceanwood com bastantes probabilidades vai ter de comprar mais caro aquilo que vendeu mais barato, para fechar a posição. Basta olhar para a trajetória da cotação! Chama-se a isso a consequência nefasta do short!

Posicoes a descoberto 26.07.2017

As posicoes a descoberto nao influenciam nada uma cotacao, limitam-se a estar lá. Quando muito afectaram no passado a cotacao quando foi feita a venda curta. A bolsa move-se pela regra básica da oferta e da procura. Muito simples. Deixem-se de histórias. No longo prazo só os resultados contam

Anónimo 26.07.2017

O que se passou hoje com a Pharol na hora de almoço que subiu mais de 4 por cento e depois foi caindo para fechar quase na linha de água ( +0,62)?.. A Oi continua a tombar... Será que a Pharol prepara-se para disparar?.. para cima ou para baixo??

ver mais comentários