REN paga dividendos a 20 de Abril
04 Abril 2012, 18:09 por Diogo Cavaleiro | diogocavaleiro@negocios.pt
1
Enviar por email
Reportar erro
0
As acções da gestora energética portuguesa deixam de negociar com direito a esta remuneração no dia 17 de Abril. REN distribui dividendo de 0,169 euros por acção três dias depois.
A REN vai pagar o dividendo de 0,169 euros na sexta-feira, 20 de Abril, anunciou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Quando abrir a sessão bolsista de terça-feira 17 de Abril, as acções da REN já estarão a transaccionar sem conferirem o direito a dividendo.

É nesse dia que os títulos da empresa entram em “ex-dividendo”, ou seja, o valor dos dividendos relativos a 2011 é destacado do preço da acção, três dias úteis antes do pagamento dessa remuneração.

Quer isto dizer que, para que um investidor ter direito ao dividendo, terá de comprar títulos da energética até 16 de Abril. No dia seguinte, os 0,169 euros de dividendo que a REN vai pagar são destacados do preço da acção. No ano passado, a cotada liderada por Rui Cartaxo pagou um dividendo de 0,168 euros.

“Os dividendos pagos aos senhores accionistas, pessoas singulares, residentes para efeitos fiscais em território português, estão sujeitos, em sede de IRS, a retenção na fonte à taxa liberatória de 25%, sem prejuízo da opção pelo englobamento”, indica o comunicado à reguladora da REN. A carga fiscal sobre os dividendos aumentou, este ano, de 21,5% para 25%. Considerando esta taxa, a remuneração líquida é de 12,765 euros.

Os títulos da empresa, recentemente privatizada, recuaram hoje 0,22% na bolsa de Lisboa, num dia em que o índice de referência nacional desvalorizou 2,36%. A gestora terminou a sessão nos 2,263 euros.

A taxa de rendibilidade obtida por um investidor com o dividendo da REN é de 7,47% em relação ao preço de fecho de hoje.

O valor total de dividendos a distribuir por todos os accionistas representa 75,85% do resultado líquido consolidado de 2011 (120,58 milhões de euros).

1
Enviar por email
Reportar erro
0
pesquisaPor tags:
alertasPor palavra-chave: