Investidor Privado Semana dia-a-dia: EUA e Catalunha centram atenções dos mercados

Semana dia-a-dia: EUA e Catalunha centram atenções dos mercados

Esta semana será marcada pelas eleições regionais na Catalunha e também pela votação da reforma fiscal nos Estados Unidos, prevista para o início da semana.
Semana dia-a-dia: EUA e Catalunha centram atenções dos mercados
Raquel Godinho 17 de dezembro de 2017 às 19:00
Segunda-feira Votação da reforma fiscal dos EUA
Está prevista para esta segunda-feira a discussão da versão final da reforma fiscal dos Estados Unidos no Senado. Um dia depois, deverá acontecer a sua votação. O objectivo, de acordo com a imprensa norte-americana, é que o presidente norte-americano, Donald Trump, tenha a versão final já consensualizada e aprovada pelo Congresso na sua secretária ainda esta semana. Na semana passada, após várias semanas de negociações, as duas câmaras do Congresso dos Estados Unidos alcançaram um acordo de princípio sobre esta reforma fiscal.

Terça-feira Governo britânico avalia Brexit

Esta terça-feira, a primeira-ministra britânica, Theresa May, reúne com o seu governo para consolidar aquilo que vêem como o principal objectivo do Brexit. No dia seguinte, em Bruxelas, reúnem os estados-membros da União Europeia responsáveis por este tema também para discutir o divórcio do Reino Unido. No mesmo dia, a Comissão Europeia publica as suas directivas para a fase de transição do Brexit.

Quarta-feira Imobiliário português em destaque
Esta quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o índice de preços da habitação, no terceiro trimestre. Um indicador revelante para avaliar se, nesse período, os preços das casas mantiveram a tendência de subida dos preços e também se as transacções de imóveis e usados se mantiveram nos mesmos níveis. Além disso, será também revelada a evolução das taxas de juro implícitas nos créditos à habitação, em Novembro.  
 

Quinta-feira Eleições regionais na Catalunha
Depois da queda do governo regional da Catalunha, no final de Outubro, decorrem, esta quinta-feira, as eleições regionais. Este é um dos temas que tem centrado as atenções dos investidores nos últimos meses. Uma sondagem divulgada na semana passada pelo jornal "El Español", revelou que apesar da ascensão do Cidadãos (Cs) de Inés Arrimadas – nascido na Catalunha com uma matriz anti-independência –, os partidos favoráveis à secessão devem mesmo alcançar a maioria absoluta: Esquerra Republicana de Catalunya, Junts per Cataluña e CUP recolhem entre 68 e 70 lugares, mais do que os 60 somados pelos "constitucionalistas" do Cs, da ala conservadora (PP) e dos socialistas (PSC).

Sexta-feira Indicadores da economia norte-americana

Os investidores norte-americanos vão conhecer, esta semana, alguns indicadores relevantes sobre a economia dos Estados Unidos. Na quarta-feira, será publicada a evolução das vendas de casas usadas, em Novembro. A estimativa dos economistas consultados pela Bloomberg aponta para um aumento de 0,7% depois de ter avançado 2% no mês anterior, revelando que a procura pelo imobiliário continua elevada. Na sexta-feira, serão reveladas as encomendas de bens duradouros, em Novembro, as vendas de casas novas, em Novembro, e a confiança dos consumidores, medida pela Universidade de Michigan, em Dezembro. 



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.