Câmbios Stiglitz quer banir a bitcoin

Stiglitz quer banir a bitcoin

O Nobel da Economia sublinha que as únicas vantagens da criptomoeda são a capacidade para ser usada na evasão e o facto de estar isenta de supervisão. "Isto é simplesmente uma bolha (...) que dá uma série de momentos entusiasmantes, à medida que sobe e cai," afirma.
Stiglitz quer banir a bitcoin
Bloomberg
Paulo Zacarias Gomes 29 de novembro de 2017 às 13:52
No dia em que a moeda virtual bitcoin superou uma nova barreira, ultrapassando os 10.000 dólares em valor, o prémio Nobel da Economia Joseph Stiglitz vem defender que a divisa electrónica deveria ser banida, já que as suas únicas utilidades, defende, são o seu uso na evasão e o facto de estar isenta de supervisão. 

"Uma das grandes funções do Governo é criar moeda. A bitcoin só tem sucesso pelo potencial de evasão ou pela falta de supervisão. Então, parece-me que devia ser banida, não serve qualquer função social ou útil," afirmou Stiglitz em entrevista à Bloomberg TV, esta quarta-feira, 29 de Novembro.

Horas antes, a criptomoeda tinha pela primeira vez superado a fasquia dos 10.000 dólares, aumentando a sua valorização em 1.044% desde o inicio do ano. Um período marcado também por algumas quedas a pique no valor, ao sabor de notícias sobre proibição ou aumento de regulação em alguns mercados (como China, Rússia ou Reino Unido) ou o surgimento de plataformas concorrentes.

"Devemos voltar ao que sempre tivemos e isto é simplesmente uma bolha, como vários comentadores já apontaram. É uma bolha que dá uma série de momentos entusiasmantes, à medida que sobe e depois cai," acrescentou Joseph Stiglitz sobre a bitcoin.

O valor da divisa virtual está esta quarta-feira em forte ascensão, disparando 9,39% para 10.878,32 dólares. Em menos de uma semana, e tendo em conta a cotação actual, o valor da moeda já se reforçou em 33%.



A sua opinião13
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 2 semanas

Já vai tarde. Já muito boa e muito má gente se encheu com este esquema Ponzi, tal e qual muita outra se tem enchido com outros esquemas Ponzi, como o das pensões, da banca de retalho e da emissão de dívida pública excessiva.

comentários mais recentes
mms Há 1 semana

Sabem qual é a vantagem da Bitcoin?
É que se pode muito facilmente ganhar dinheiro sem pagar um tostão de impostos, o dinheiro muda de mão muito facilmente e não necessitamos de dar cavaco ao fisco.

Os "vivaços", às vezes, têm azar ... Há 2 semanas

Para o indivíduo que começa o seu comentário por "PELOS COMENTÁRIOS DÁ PARA PERCEBER ... ", recomendo que, em vez de chamar tótó a quem põe o dedo na ferida da "bitcoin", será bem melhor que se empanturre nesse esquema PONZI para, num destes dias, transformar os seus sonos em pesadelos.

TP** Há 2 semanas

Comprei 10 em julho por 2K e conto vender antes do Natal, entretanto 110K já não fogem, obrigado BCoin

LOL Há 2 semanas

Outro velho podre do restelo, o futuro são as moedas virtuais seu podre, o teu tempo acabou.

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub