Mercados A Sua Semana Dia a Dia: O aumento de capital do BCP, a decisão do BCE e a tomada de posse de Trump

A Sua Semana Dia a Dia: O aumento de capital do BCP, a decisão do BCE e a tomada de posse de Trump

A segunda metade da semana vai ser preenchida. O BCE tem a primeira reunião após as alterações ao programa de compra de activos, o BCP arranca com o aumento de capital e, na sexta-feira, Trump toma posse.
A Sua Semana Dia a Dia: O aumento de capital do BCP, a decisão do BCE e a tomada de posse de Trump
Rui Barroso 15 de janeiro de 2017 às 19:00
Segunda-feira Foco nas palavras de banqueiros centrais
Em semana de reunião de política monetária, Peter Praet, o economista-chefe do BCE, fará declarações públicas em Paris. E não é o único responsável de bancos centrais com discursos agendados, já que também o presidente do Banco de Inglaterra, Mark Carney, tem agendadas declarações públicas.

Terça-feira O que os bancos antevêem para o mercado de crédito

O Banco de Portugal divulga o inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito, um indicador que permite perceber quais as políticas que estão a ser seguidas pelas entidades financeiras para concederem empréstimos e a que preço.

Quarta-feira A inflação na Alemanha e as palavras de Yellen

A estimativa rápida para a inflação alemã, em Dezembro, foi de 1,7%, um valor bem perto do que é definido pelo mandato do BCE para a Zona Euro. Na véspera da reunião do banco central, é divulgado o valor definitivo da inflação na Alemanha, numa altura em que a recuperação dos preços levou responsáveis do país, como o ministro das Finanças Wolfgang Schäuble, a pedir o fim dos estímulos monetários. 

Janet Yellen tem agendado um discurso sobre os objectivos da política monetária e quais as melhores formas de os atingir. No dia seguinte tem marcada uma nova palestra sobre as perspectivas da economia e as políticas monetárias que têm sido seguidas. As palavras de Yellen serão analisadas pelo mercado para aferir quais as perspectivas da presidente da Fed para a evolução dos juros na maior economia do mundo.

Quinta-feira Decisões no BCE e início do aumento de capital do BCP

Após ter anunciado uma extensão no prazo do programa alargado de compra de activos e uma alteração em alguns parâmetros das compras em Dezembro, os analistas não antevêem mudanças nas políticas monetárias do BCE. No entanto, face aos últimos dados da inflação e comentários de responsáveis alemães, o foco da tradicional conferência de imprensa de Mario Draghi poderá estar sobre o consenso no seio do Conselho de Governadores e sobre a necessidade de se preparar a retirada dos estímulos.

O BCP arranca com a operação de aumento de capital de 1,33 mil milhões de euros. A partir deste dia será possível transaccionar os direitos de subscrição e comprar os novos títulos que o banco irá emitir a um preço de 9,4 cêntimos por acção. Os títulos do banco deixam de incorporar os direitos de subscrição a 17 de Janeiro, esta terça-feira.  

Sexta-feira Tomada de posse de Trump

Após a vitória nas presidenciais de 8 de Novembro, Donald Trump toma posse como Presidente dos Estados Unidos. Desde as eleições, as bolsas, o dólar e as expectativas de inflação apresentaram uma tendência de força face às expectativas em torno do plano económico do Presidente eleito. 

pub