Bolsa Subida da Galp leva PSI-20 para máximos de dois anos

Subida da Galp leva PSI-20 para máximos de dois anos

A bolsa nacional seguem em alta pela quarta sessão consecutiva, animada sobretudo pelas cotadas da energia. A Galp destaca-se, com as acções a negociarem no valor mais alto desde Julho de 2011.
Subida da Galp leva PSI-20 para máximos de dois anos
Pedro Catarino/CM
Rita Faria 31 de outubro de 2017 às 10:46

A bolsa nacional está a negociar no valor mais alto dos últimos dois anos, numa manhã marcada pelo optimismo nos mercados bolsistas da Europa. Em alta pela quarta sessão consecutiva, o PSI-20 valoriza 0,67% para 5.483,09 pontos, o valor mais elevado desde 6 de Novembro de 2015. 13 cotadas seguem em alta, quatro em queda e uma inalterada.

Na Europa, o índice de referência para a região, o Stoxx600, segue em máximos de mais de cinco meses, impulsionado pelo sector da energia, depois de a BP ter anunciado um programa de recompra de acções e uma duplicação dos lucros no terceiro trimestre. Os títulos da petrolífera ganham 2,89% para 516,10 pence, tendo chegado a disparar mais de 4%.

A animar as acções estão ainda os dados revelados pelo Eurostat que mostram que o PIB da Zona Euro cresceu 0,6% no terceiro trimestre, um valor acima do esperado.

À semelhança do que acontece na Europa, são as empresas do sector da energia que mais animam o PSI-20, com destaque para a Galp, que negoceia em máximos de quase seis anos.

As acções da petrolífera estão a subir 1,86% para 15,875 euros – a cotação mais alta desde Julho de 2011 – a beneficiar do anúncio feito na segunda-feira de que a Galp já está a produzir mais de 100 mil barris por dia e que viu os seus subirem 15% para 416 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2017 face ao período homólogo.

Esta manhã, foi a vez de a EDP Renováveis revelar as suas contas. A empresa liderada por Manso Neto fechou os primeiros nove meses deste ano com lucros de 165,5 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 468% relativamente ao resultado líquido de 29,1 milhões de euros que foi obtido entre Janeiro e Setembro de 2016.  As acções sobem 0,46% para 7,142 euros.

A REN ganha 0,37% para 2,726 euros e a EDP valoriza 0,92% para 3,06 euros, dois dias antes de apresentar os seus resultados. Os analistas do CaixaBI antecipam que a companhia comandada por António Mexia tenha fechado os primeiros nove meses deste ano com um resultado líquido de 583 milhões de euros, o que traduz uma queda de 5% face aos lucros de 615 milhões de euros obtidos no mesmo período do ano passado.

A impulsionar o PSI-20 está ainda o BCP, que valoriza 0,63% para 25,66 cêntimos, e a Jerónimo Martins, que soma 1,44% para 15,85 euros.

 

As únicas cotadas que seguem em queda são a Nos, a Novabase, os CTT e a Altri.

 




A sua opinião14
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Iscoitinho Há 1 semana

Atenção à Pharol !!!! Agora é que vai ser só subir...

comentários mais recentes
Mota Engil Há 1 semana

O titulo da Mota Engil está mesmo em grande e agora que passou a resistência dos 3,34 isto vai ser sempre a bombar! Por outro lado se verificar-mos a exponecial subida do mercado de construção, as obras em carteira que se cifram aos milhões e outras espectáveis temos uma Mota Engil fortissima! Upa!

MOTA RUMMMMMMM Há 1 semana

DEIXEM PASSAR. A motinha , so ha quem compre . Nada de vendas .amanha 3.55 euros . Ate ao natal 4.50 euros

MOTA ENGIL a segunda melhor Há 1 semana

Hoje a Mota Engil soma e segue, é a segunda melhor, neste momento só a Galp está á frente , ninguém a segura 2018 passa dos 6.00 euros, grandes noticias vem aí,

Iscoitinho Há 1 semana

Atenção à Pharol !!!! Agora é que vai ser só subir...

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub