Bolsa Subida da Galp trava queda da bolsa nacional

Subida da Galp trava queda da bolsa nacional

A bolsa nacional conseguiu fechar a sessão em alta, sustentada sobretudo pelo ganho superior a 1,5% da Galp Energia, num dia em que a EDP perdeu mais de 1%.
Subida da Galp trava queda da bolsa nacional
Pedro Catarino/CM
Sara Antunes 10 de janeiro de 2018 às 16:46

O PSI-20 fechou a sessão a subir 0,07% para 5.657,95 pontos, com nove cotadas em alta, seis em queda e três inalteradas. Isto num dia em que Portugal foi ao mercado, tendo realizado uma emissão de dívida a 10 anos, sindicada, colocando quatro mil milhões de euros, e pago 2,137%. 

 
Entre o resto das praças europeias, a tendência foi de quedas generalizadas. A contribuir para esta evolução das bolsas está um sentimento negativo que imperou esta sessão entre os investidores, muito devido à especulação em torno da retirada de estímulos por parte dos bancos centrais a nível mundial. O anúncio de corte de estímulos por parte do Banco do Japão, que está a elevar a especulação em relação a outros bancos centrais, e o possível corte de compra de dívida dos EUA por parte da China, justificam alguma apreensão dos investidores.

 

Na praça lisboeta, a Galp Energia foi a grande responsável pela subida do índice, tendo apreciado 1,58% para 16,095 euros, num dia em que os preços do petróleo voltaram a aproximar-se do 70 dólares por barril, em Londres, o que corresponde ao valor mais elevado desde Maio de 2015. A contribuir para a subida recente tem estado a queda consecutiva das reservas de petróleo dos EUA.

 

Ainda na energia, a EDP recuou 1,08% para 2,92 euros, enquanto a REN perdeu 0,71% para 2,518 euros. Já a EDP Renováveis subiu 0,43% para 7,00 euros.

 

A travar a subida da bolsa esteve também a Jerónimo Martins, que recuou 0,21% para 16,76 euros. Já a rival Sonae SGPS fechou inalterada face à última sessão nos 1,193 euros.

 

Destaque para as acções da Semapa, que atingiram esta sessão um máximo histórico de 18,96 euros. Os títulos fecharam a sessão a valorizar 1,07% para 18,86 euros. As acções da Semapa estão a beneficiar do entusiasmo em torno da Navigator, que encaixou uma mais-valia mais de 16 milhões de euros com a venda do negócio de pellets nos EUA, um montante que os analistas acreditam que poderá ser, em parte, distribuído pelos accionistas através do pagamento de dividendos.

 

Já a Corticeira Amorim, que anunciou esta quarta-feira a compra de 70% da sueca Elfverson por 5,5 milhões de euros, fechou estável nos 10,90 euros. Hoje também, o BPI emitiu uma nota de análise, em que reviu o preço-alvo para as acções da Corticeira Amorim, para reflectir a revisão negativa das estimativas do EBITDA e da dívida, assim como a descida do risco de Portugal.


(Notícia actualizada com mais informação)




A sua opinião49
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
mais votado Lusa Atenas 10.01.2018

olá meu grande amigo Criador de Touros como vai?
aqui parece que ninguém lhe liga, e o considera como maluco
e dizem que não percebe de bolsa, mas sim de pichotas
deixe de debates amigo Criador de Touros que lhe fazem mal.
não gostaria de sair um pouco?
fara-lhe bem ao seu sono, e não precisara de tomar tantos calmantes
eu conheço uns bons cafés....
eu estou carente, mas também tenho carinho para lhe dar
adoro advogados fardados e homens dela direita
beijo para ti Criador de Touros
responde amor....

comentários mais recentes
Anónimo 10.01.2018

O Massa Bruta gosta de advogados fardados! Fardados de quê? De polícias, de bombeiros?

0.35 10.01.2018

30 de Março Bcp estará a cotar a cima dos 0.35 e sabem uma coisa não vendo, está mesmo assim é BARATO!
Se não querem comprar para ganhar é problema vosso....

Re: Anónimo 10.01.2018

Uma coisa que caracteriza a preciosidade do conteúdo dos comentários do Massa Bruta é falar em pichotas, deve de gostar mais delas do que se ações! Ele não prima pela heterossexualidade! Não sente atração pelo oposto, mas antes pelo igual, mas gostos não se discutem, é livre!

Anónimo 10.01.2018

Massa bruta socialista não presta.

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub