Bolsa Tensão internacional põe bolsa de Lisboa a cair pela terceira sessão

Tensão internacional põe bolsa de Lisboa a cair pela terceira sessão

A praça portuguesa acompanha as congéneres europeias que estão em mínimos de seis meses e seguem a linha vermelha deixada pelas bolsas asiáticas depois de novo disparo de míssil por parte da Coreia do Norte.
A carregar o vídeo ...
Paulo Zacarias Gomes 29 de agosto de 2017 às 08:09

A bolsa portuguesa começou com perdas a sessão desta terça-feira, 29 de Agosto, alinhada com a abertura no vermelho da generalidade das praças europeias, a reflectir a aversão a activos de risco por parte dos investidores, horas depois de novo incidente envolvendo um míssil lançado pela Coreia do Norte.

O PSI-20 iniciou o dia a perder 0,55% para 5.101,14 pontos, pela terceira sessão consecutiva e em mínimos de 19 de Maio, com 14 títulos em perda, três em alta e dois inalterados. As acções europeias congregadas no Stoxx 600 já estiveram a negociar em mínimos de seis meses (27 de Fevereiro).

A motivar as desvalorizações estão as prestações do BCP, que cai 1,35% para 0,219 euros, em mínimos de 8 de Junho, Galp e EDP, enquanto do lado das valorizações estão Pharol, Corticeira Amorim e Ibersol.

A Pharol, que ontem anunciou ter fechado o primeiro semestre com lucros de 61,8 milhões de euros, avança 1,59% para 0,319 euros. 

Sonae e Jerónimo Martins apresentam quedas (respectivamente de 0,21% para 0,96 euros e de 0,58% para 16,24 euros) à espera da divulgação, pelo Instituto Nacional de Estatística, dos dados do volume de negócios no retalho em Julho.

A Galp recua 0,66% para 13,65 euros, numa altura em que o preço do barril de petróleo soma tanto em Nova Iorque como em Londres (0,48% para 52,14 euros no caso do Brent do mar do Norte), condicionado pelos efeitos do furacão Harvey na capacidade produtora e refinadora do Texas, nos EUA. 

Fora do índice nacional, a Teixeira Duarte segue a subir 0,32% para 0,317 euros depois de ter terminado o período de Janeiro a Junho com prejuízos de 9,09 milhões de euros, menos que os 35,77 milhões de euros no período homólogo de 2016.

Já a Martifer, que desde 2010 não registava lucros num primeiro semestre, com um resultado líquido de 5,7 milhões de euros, está inalterada nos 0,359 euros.

As perdas nas praças europeias, que superam 1% tanto em Paris como Amesterdão, coincidem com nova apreciação do euro em relação ao dólar, no valor mais elevado desde Janeiro de 2015. E seguem-se a perdas generalizadas nos índices asiáticos. 

O índice japonês Nikkei chegou a negociar em mínimos de 8 de Maio e o Topix em mínimos de 14 de Junho, enquanto o sul-coreano Kospi chegou a cair 0,59% e transaccionou no valor mais baixo em duas semanas. Já a praça de Xangai manteve-se próxima de máximos de Janeiro de 2016 registados nas últimas sessões, subindo ligeiros 0,08%.

(Notícia actualizada às 8:21 com mais informação)




A sua opinião40
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado MASSA BRUTA 29.08.2017

AMIGOS BOM DIA
AMIGOS TENHAM CUIDADO
EU VOS TENHO ALERTADO COM A MINHA AMIZADE
ENTRAR NA BOLSA PODE SER UM POÇO SEM FUNDO ACTUALMENTE.
SINAIS DE GUERRA E NÃO SO.
ESPECULISMO.
EU ESTOU NO BCP DESDE SEXTA-FEIRA, MAS DEVO SAIR HOJE.
5% DE LUCROS DESDE SEXTA FEIRA E JÁ FICO SASTIFEITO.
EU NAO SOU GANANCIOSO..
AMIGOS GOZEM A VIDA ENQUANTO CÁ ANDAM, QUE ISTO CADA VEZ ESTÁ FICANDO MAU.
CUMPRIMENTOS E CORDIAIS SAUDAÇÕES PARA TODOS SEM EXCEPÇÃO.
BEM AJAM MEUS QUERIDOS AMIGOS.

comentários mais recentes
O SANTANDER VAI ENGOLIR o bcp 29.08.2017

O SANTANDER VAI APROVEITAR o preço miseravel em que os SHORTS deixaram o milenium bcp e vai ENGOLIILO

Psiquiatra 29.08.2017

Avisam-se todos os frequentadores deste forum que há um sujeito que se diz socialista utilizando vários nicks, tais como Massa Bruta, Ranhoso, Fanhoso, Da Boina, Rosa Pereira, Tavares, Maria Amélia, escroto, investidor, olx, Tomas, Carp Diem, h, Cipião, Hx400, g, supositório, Gaspacho, Madalena e outros, que padece de grave desequilíbrio mental gostando de insultar pessoas, UTILIZAR NICKS DE OUTROS, entre os quais o do Criador de Touros, do Lusa Atenas e o meu, Psiquiatra. Quando ele ler este comentário irá apagá-lo, pois recusa retratar-se e tratar os outros com respeito. Tenham paciência com ele pois é muito infantil.

BOLINHA de CRISTAL 29.08.2017

Hoje a pharol sobe 0.3 % e o MILENIUM BCP sobe 3%

Madalena 29.08.2017

És grande Massa Bruta
Tu és realmente um grande jogador de bolsa
Porque há muitos putos por aqui, rs rs rs

ver mais comentários
pub