Bolsa Wall Street cede terreno em jornada de consolidação de níveis

Wall Street cede terreno em jornada de consolidação de níveis

Os principais índices bolsistas dos EUA encerraram a recuar ligeiramente, numa sessão em que os investidores optaram por uma pausa nas compras depois do ímpeto de quarta-feira dado pela Fed.
Wall Street cede terreno em jornada de consolidação de níveis
Bloomberg
Carla Pedro 17 de março de 2017 às 21:17

O Dow Jones fechou a ceder 0,10% para 20.914,62 pontos, e o Standard & Poor’s 500 perdeu 0,13% para 2.378,25 pontos.

 

Já o tecnológico Nasdaq Composite terminou inalterado face a ontem, nos 5.900,99 pontos.

 

Na quarta-feira, os investidores reagiram com satisfação ao facto de a Reserva Federal, que subiu os juros em 25 pontos base, não ter dado mostras de qualquer pressa no ritmo de subida das taxas directoras.

 

Ontem, as bolsas do outro lado do Atlântico acusavam já alguma correcção, tendência que mantiveram esta sexta-feira.

 

Com o cenário de subida dos juros a deixar os mercados descansados, e com os receios em torno das eleições na Holanda dissipados – uma vez que a onda populista na Europa tem preocupado os investidores – foi hora de corrigir alguns excessos, mas as descidas foram muito marginais nestas duas últimas sessões.

 

Com tudo isto, a volatilidade tem estado a diminuir, o que tem reforçado a confiança dos investidores norte-americanos – que continuam, contudo, à espera de mais detalhes sobre o "plano fenomenal" de reforma da tributação das empresas que foi prometido pelo presidente Donald Trump.

 

Na sessão de hoje, essa volatilidade manteve a tendência descendente, apesar de ser dia de bruxaria quádrupla ("quadruple witching").


E hoje foi dia de bruxaria quádrupla porque se deu o vencimento simultâneo de contratos de futuros e opções sobre índices e acções, tanto nos EUA como na Europa. O nome do dia faz referência aos quatro vencimentos e às bruxas.

 

Este é um dia historicamente mais volátil, segundo os analistas, especialmente nas últimas horas de negociação. Isto porque os investidores que precisam de fechar posições podem movimentar o mercado a qualquer preço, levando as cotações a oscilarem erraticamente.

 

O ‘quadruple witching’ ocorre quatro vezes por ano, nas terceiras sextas-feiras dos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub