Bolsa Wall Street prossegue recuperação após pior semana em dois anos

Wall Street prossegue recuperação após pior semana em dois anos

As principais praças dos EUA abriram a negociar em alta, continuando assim a recuperação já encetada na última sessão em que foram registadas subidas superiores a 1%, ainda assim insuficientes para travar aquela que foi a pior semana em dois anos.
Wall Street prossegue recuperação após pior semana em dois anos
Reuters
David Santiago 12 de fevereiro de 2018 às 14:35

O índice Dow Jones abriu a sessão desta segunda-feira, 12 de Fevereiro, a somar 0,82% para 24.388,17 pontos, seguido pelo Nasdaq Composite a crescer 0,89% para 6.935,691 pontos, e pelo Standard & Poor’s 500 a apreciar 0,98% para 2.645,25 pontos.

 

Wall Street prossegue assim a recuperação iniciada na sessão da passada sexta-feira, com as principais praças americanas a ganharem acima de 1%.

 

Apesar dessa subida, Wall Street fechou a última semana com o pior ciclo semanal em dois anos, tendo negociado em mínimos de três meses, isto devido à forte volatilidade sentida nos mercados bolsistas provocada pela expectativa reforçada de que os bancos centrais vão adoptar políticas monetárias mais agressivas em resposta à subida da inflação.

 

Os investidores estarão atentos à divulgação, ao longo desta semana, de duas leituras à evolução dos preços no consumidor, o que deverá ajudar a perceber não apenas as medidas que poderão ser adoptadas pela Reserva Federal dos Estados Unidos bem como avaliar o impacto do aumento dos salários acima do esperado que acabou por espoletar a segunda-feira negra da passada semana.

 

Também a marcar o sentimento nesta sessão estará a revelação dos pormenores do prometido plano de investimentos públicos do presidente Donald Trump. A imprensa adianta que Trump pretende levar a cabo um programa de construção e renovação de infra-estruturas no valor de 1,5 biliões de dólares.

 

Note-se que foi a promessa de cortes de impostos e significativo aumento da despesa pública em infra-estruturas que logo em Novembro de 2016, na sequência da vitória de Trump nas presidenciais americanas, levou Wall Street a iniciar um trilho de constantes subidas e renovação de máximos.

 

Uma das cotadas que deverá beneficiar deste plano de investimentos e que está a animar este início de sessão é a Caterpillar que soma 1,87% para 152 dólares.


(Notícia actualizada às 14:40)




pub