Matérias-Primas Portugal é o 13º país com as reservas de ouro mais valiosas do mundo

Portugal é o 13º país com as reservas de ouro mais valiosas do mundo

Portugal continua a figurar no "ranking" dos países com as reservas de ouro mais valiosas do mundo. É um dos países onde o metal precioso tem maior peso nas reservas monetárias.
Portugal é o 13º país com as reservas de ouro mais valiosas do mundo
Reuters
Patrícia Abreu 27 de janeiro de 2016 às 10:32

Portugal continua a ser um dos países a nível mundial com as reservas de ouro mais valiosas do mundo. O país surge na 13ª posição do "ranking" global, com 382,5 toneladas do metal precioso, segundo os dados do World Gold Council (WGC).

Portugal surge na 15ª posição de uma lista onde se inclui o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE), estando à frente de países como o Reino Unido, Arábia Saudita ou Espanha. O país manteve-se no mesmo lugar do "ranking" que ocupava no final de 2014.

As reservas de ouro nacionais estão avaliadas em cerca de 12 mil milhões de euros, representando 68,3% do total das reservas monetárias do país. Apenas no Tadjiquistão, nos EUA e na Grécia as reservas de ouro têm um peso superior nas suas reservas monetárias.

Em termos globais, os EUA continuam a ser o país com as reservas de ouro mais valiosas. A maior economia do mundo possui 8.133,5 toneladas de metal precioso, seguido pela Alemanha, com 3.381 toneladas. Entre os países da Zona Euro, só Alemanha, Itália, França e Holanda possuem reservas de ouro superiores às de Portugal.

Reservas valem mais

Depois de três anos marcados pela quebra das cotações do ouro, o metal precioso tem vindo a valorizar em 2016, fruto da instabilidade nos mercados. Uma tendência positiva que, a manter-se, deverá valorizar os activos em ouro detidos pelo país.

O ouro está a negociar pouco alterado esta manhã, com o metal precioso a valer 1.118,39 dólares por onça, máximos de Novembro. Desde o início do ano a matéria-prima sobe 5,4%, a beneficiar do seu estatuto de refúgio.




pub