Obrigações Diferendo com Abu Dhabi leva fundo soberano da Malásia a entrar em incumprimento

Diferendo com Abu Dhabi leva fundo soberano da Malásia a entrar em incumprimento

O 1Malaysia Development falhou o pagamento de um juro de 50 milhões de dólares. A culpa é do fundo soberano de Abu Dhabi, dizem os responsáveis malaios.
A carregar o vídeo ...
Rui Barroso 26 de abril de 2016 às 09:03

O fundo soberano da Malásia, o 1Malaysia Development, falhou no pagamento de uma taxa de cupão de uma linha de obrigações de 1,75 mil milhões de dólares. A entidade deveria ter pago 50 milhões de dólares mas não o fez, segundo a Bloomberg. Até defende que tem liquidez para fazer face a esse pagamento, mas que por uma questão de princípio não o irá fazer. Alega que essa obrigação é do Abu Dhabi International Petroleum Investment Co (IPIC), um dos fundos soberanos deste emirado.

Isto porque em Maio do ano passado, o fundo de Abu Dhabi e o malaio fizeram um acordo financeiro. A entidade dos Emirados Árabes Unidos daria um financiamento ao 1Malaysia Development (1MDB) que a deixaria como garante de parte da dívida e do pagamento de taxas de cupões do fundo soberano da Malásia. No entanto, o IPIC disse este mês que o fundo malaio incumpriu com a sua parte, já que falhou no pagamento de mil milhões de dólares referentes a esse acordo.

Assim, o IPIC não pagou a taxa de cupão associada à obrigação. E o 1Malaysia Development disse, em comunicado, que "apesar de ter os fundos para pagar o juro, é posição do 1MDB, como uma questão de princípio, que é obrigação do IPIC fazê-lo. Até o IPIC aceitar que todas as obrigações foram cumpridas, o 1MDB é obrigado a reter pagamentos e procurará uma resolução legal".

Esta "guerra" de fundos soberanos não é a primeira polémica a envolver o 1MDB, que já foi investigado por lavagem e desvio de fundos. Uma comissão parlamentar de inquérito identificou este mês pelo menos 4,2 mil milhões de dólares de transacções irregulares, incluindo os acordos com fundos soberanos de Abu Dhabi, segundo a Bloomberg.




pub