Obrigações Porto emite 30 milhões e paga mais que o Benfica

Porto emite 30 milhões e paga mais que o Benfica

Grande parte do encaixe servirá para reembolsar o empréstimo que chega à maturidade a 6 de Junho. Os títulos pagam mais de 4%.
Porto emite 30 milhões e paga mais que o Benfica
Correio da Manhã
Nuno Carregueiro 18 de maio de 2017 às 21:02
A SAD do Porto anunciou esta quinta-feira o lançamento de uma nova oferta pública de subscrição de obrigações, no valor de 30 milhões de euros e pelo prazo de três anos, pagando uma remuneração bruta de 4,29%.

De acordo com o prospecto da operação, publicado na CMVM, o montante da oferta pode ser elevado, sendo que a decisão será tomada até 29 de Maio.

A oferta arranca já a 23 de Maio e o período de subscrição termina a 6 de Junho. Os resultados serão anunciados a 7 de Junho e os títulos deverão ser admitidos à negociação a 9 de Junho.

A oferta do Porto surge cerca de um mês depois de o Benfica ter concluído uma operação de financiamento idêntica, onde a SAD "encarnada" encaixou 60 milhões de euros. E se no campeonato de futebol o Porto perdeu para o Benfica, na rendibilidade oferecida aos investidores os "azuis e brancos" levam uma vantagem ligeira.

Os títulos a emitir vão pagar uma taxa bruta de 4,29%, acima dos 4% oferecidos pelo Benfica. Em termos líquidos, os títulos do Porto pagam uma taxa de 3,08%.

Na emissão realizada em 2015, quando encaixou 45 milhões de euros, os títulos emitidos pela Porto SAD pagavam uma taxa brua de 5%.

O preço de subscrição de cada obrigação é de cinco euros, com um montante mínimo de subscrição de 100 euros, ou seja 20 obrigações. O Porto pretende emitir até 6 milhões de obrigações.

As obrigações pagam um juro semestral, a 9 de Junho e 9 de Dezembro de cada ano, ocorrendo o primeiro pagamento de juros a 9 de Dezembro de 2017. O empréstimo tem a duração de três anos e será reembolsado de uma só vez, em 9 de Junho de 2020, "salvo se ocorrer o vencimento antecipado, nos termos previstos supra".

No prospecto da operação, a SAD do Porto indica que o encaixe da oferta tem como objectivo financiar a "actividade corrente" da empresa, "permitindo-lhe consolidar o respectivo passivo num prazo mais alargado, através do refinanciamento de operações que se vencerão num futuro próximo".

Grande parte do encaixe servirá assim para reembolsar os investidores que compraram a emissão realizada em 2014, no valor de 20 milhões de euros, que vence a 6 de Junho deste ano.

A Porto SAD estima o pagamento de um máximo de 884 mil euros em comissões, "incluindo as comissões de organização e montagem, a pagar ao Coordenador Global, e de colocação, a pagar aos membros do Sindicato de Colocação, valor que inclui os impostos aplicáveis e um valor aproximado de 100 mil euros de outros custos associados à Oferta a pagar pelo emitente".

A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Beruno Há 1 semana

apesar de ser portista, o meu cash está com o benfica. tenho 3x mais divida do benfica que do porto (ainda que no total nao chegue a 15% das minha carteira). o benfica tem mais receitas de estadio, mais receitas televisivas e mais receitas com os socios. nao depende tanto de vendas de jogadores como o porto

Mr.Tuga Há 1 semana

Já dizia o outro: "os emprestimos não são para pagar..."

Toca a importar mais uns contentores cheios de chutadores de bola Sul-Americanos....

Amadeus Há 1 semana

Paga mais porque o risco é maior. Eu prefiro o Benfica, ainda assim. A SAD tem mais estaleca que a do FC Porto.

Anónimo Há 1 semana

Já disseste ao fulano que a namorada dele ainda não aprendeu a andar com sapatos de salto alto? caminha a tremelicar .

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub