Banca Digital e Trading 2017 Canal online democratiza o acto de investir

Canal online democratiza o acto de investir

Menos custos, mais comodidade e rapidez são trunfos que a DEGIRO sabe que são favoráveis à propagação da actividade financeira para lá do núcleo duro profissional. Os clientes particulares estão a descobrir este mundo das transacções online e a tendência aponta para o crescimento.
Canal online democratiza o acto de investir
pub

Fundada em 2008 por cinco ex-funcionários do banco de investimento Binck, a DEGIRO passou rapidamente do mercado de investimento profissional para o mercado de investidores particulares, abrindo-lhes as bolsas mundiais através de uma única plataforma. Actualmente, a DEGIRO está activa em 18 países da União Europeia.

 

Comprometidos em eliminar as taxas institucionais (as taxas que os grandes investidores profissionais pagam) nos clientes particulares, Gijs Nagel, co-fundador e CCO da DEGIRO, considera que em Portugal os investidores ainda pagam taxas elevadas na compra e na venda de activos, bem como taxas de salvaguarda e taxas de manutenção.

 

Na maioria dos casos, estes investidores precisarão de investir um montante mínimo de dinheiro para poderem lucrar. Na DEGIRO, Gijs Nagel defende que essas taxas deverão ser eliminadas para que os investidores maximizem o retorno dos investimentos.

"Pretendemos democratizar os investimentos, proporcionando acesso a todos, independentemente da quantidade de dinheiro que tenham para investir", sustenta o responsável.

 

Desmistificar o facto de os investimentos serem uma área complicada é outro desafio que a DEGIRO se propõe a ultrapassar. "Apenas 5% da população faz os seus próprios investimentos e o nosso objectivo é reverter essa situação, criando ferramentas que permitam que novos investidores desenvolvam um portefólio diversificado em apenas alguns minutos", afirma Gijs Nagel.

 

Serviços simples e intuitivos

Segundo este responsável, o mercado português está a começar a ganhar expressão nesta área do investimento, com as operações a serem encaradas de forma diferente do que eram há 20 anos.

 

A ideia de que só as pessoas com muito capital poderiam investir dissipa-se e os pequenos investidores portugueses já perceberam que também eles podem movimentar-se nestes mercados. "Por exemplo, abrir uma conta na DEGIRO é gratuito e as operações estão disponíveis a partir de 1 cêntimo", resume Nagel.

 

O canal online veio dinamizar muito o mercado de serviços financeiros e o co-fundador e CCO da DEGIRO diz que as vantagens vão muito para lá do grande "downgrade" dos custos gerais. Há um número infinito de novas oportunidades que emergem nos canais digitais e as instituições terão de evoluir de forma equivalente, se não quiserem perder estas oportunidades.

 

"Há uma poupança de tempo considerável", destaca o responsável, sublinhando a ideia de que as pessoas procuram, cada vez mais, coisas simples e fáceis na vida, e é isso que a DEGIRO procura disponibilizar.




"Pretendemos democratizar os investimentos, proporcionando acesso a todos, independentemente da quantidade de dinheiro que tenham para investir."
Gijs Nagel, co-fundador e CCO da Degiro.



É essa simplicidade que a DEGIRO procura imprimir no mercado com a sua plataforma Webtrader e com a app DEGIRO. "Intuitivo, fácil de utilizar e com muita informação", é este o contexto que a DEGIRO tem para responder aos clientes e que, segundo Gijs Nagel, é o mais importante, logo seguido dos dispositivos que permitem o acesso a toda a plataforma, um computador ou um smartphone.

 

Além disso, Nagel aconselha os investidores a terem em mente os custos associados às operações que pretendem fazer, não apenas os custos de transacção, mas os outros decorrentes do investimento com a instituição, tais como taxas de salvaguarda ou custos anuais/semestrais/trimestrais, custos de assessoria e, mais importante, ao apoio e à assistência que recebem da sua instituição. Há também a segurança, relembra o co-fundador e CCO da DEGIRO.

 

"Na plataforma DEGIRO, todos os activos do cliente são mantidos separados dos da empresa. Isso significa que os seus investimentos estão 100% seguros, uma vez que se acontecer alguma coisa com a DEGIRO, os investimentos não são afectados", assegura este responsável.

 

Rentabilidade não se mede em conselhos, mas em oportunidades

Contrariamente ao que o mercado tende a apontar, Gijs Nagel afasta a ideia de a DEGIRO ser um corretor de baixo custo, apesar de os custos serem uma das suas grandes preocupações.

 

Prontos para ajudar os investidores a encontrar outras formas de capitalizar o seu dinheiro, além dos depósitos bancários a prazo, a DEGIRO possui hoje 19 mil investidores e prevê processar mais de 14 milhões de operações num valor que ascende aos 50 mil milhões de euros.

 

Em quatro anos, a DEGIRO posicionou-se no top 5 dos "players" europeus. "Isto faz de nós a corretora de maior crescimento na Europa", sustenta Nagel.

 

A DEGIRO é uma corretora de execução. Isso significa que não disponibiliza conselhos de investimento. "Damos aos investidores a oportunidade de investir em milhares de produtos diferentes em todo o mundo, com um focus especial na facilitação das transacções e em sermos tão eficientes quanto possível. Isso mantém baixo o custo", esclarece o especialista.

Totalmente online e com a capacidade de proporcionar um serviço transfronteiriço em toda a Europa (passaporte MiFID), Nagel garante que, mais do que pelo custo, os clientes se mantêm na plataforma devido à sua operacionalidade e facilidade de utilização, que além da componente técnica está sustentada num serviço de atendimento multilingue e baseado em operadores reais.

Portugal é um mercado difícil para o "trading" online?

O conservadorismo associado aos portugueses não entorpece a audácia dos investidores que fazem do mercado nacional um terreno favorável para as operações da DEGIRO. Gijs Nagel diz que Portugal é um mercado fácil de trabalhar e confirma a "óptima" recepção dos investidores portugueses desde o primeiro momento. "Observámos o mercado a crescer orgânica e sistemicamente, os clientes criaram ruído à nossa volta, o que atraiu mais pessoas."

Por essas razões, Nagel avança que a DEGIRO pretende expandir a sua presença em Portugal e permitir que todos os investidores saibam que "não precisam de gastar quantias desnecessárias para investir, pois podem fazê-lo de uma forma mais barata e segura na nossa plataforma".

pub



pub