Caixa Empresas A conveniência da verdade ambiental

A conveniência da verdade ambiental

A Caixa Geral de Depósitos é a única empresa financeira nacional a figurar na Climate A List - do CDP. Reforça-se assim como líder mundial no combate às alterações climáticas.
A conveniência da verdade ambiental

A Caixa figura na lista mundial das 193 empresas que levam a cabo medidas efetivas de combate às alterações climáticas, de acordo com o ultimo relatório do CDP, inicialmente conhecido por Carbon Disclosure Project. O Banco foi reconhecido pelo seu percurso na gestão das emissões de carbono e pela transparência na sua abordagem face às alterações climáticas - integrando a The Climate A List.

A distinção, anunciada na cerimónia de lançamento do Climate Change Report 2016, Iberia Edition, de outubro nas instalações da Euronext, em Lisboa, é particularmente assinalável - pelo rigor; exigência e escala com que a avaliação é levada a cabo.

Para se ter uma ideia, aquela lista envolve apenas 18% das organizações avaliadas à escala planetária. A Caixa, que responde ao questionário CDP de forma voluntária (por não ser cotada em bolsa), confirmou a relevância da sua classificação neste relatório e refere em comunicado: "Trata-se de um momento de enorme orgulho que uma referência mundial sobre esta temática reconheça a melhoria contínua do trabalho desenvolvido na quantificação, redução e compensação das emissões de gases com efeito de estufa."

 

Uma causa mundial com efeito local

Seis anos antes do documentário Uma Verdade Inconveniente, dirigido por Davis Guggenheim, se ter transformado num ponto de viragem na forma como o mundo olha para o aquecimento global e para a sustentabilidade do planeta, surgia uma organização sem fins lucrativos para a causa ambiental, o Carbon Disclosure Program. Agora conhecida por CDP.

Em Portugal, e num contexto de promoção de uma economia de baixo carbono, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o CDP oficializaram uma parceria para incentivar a partilha de informação e de boas práticas ambientais e assim incrementar o número de empresas e cidades que monitorizam e gerem as suas emissões de carbono em Portugal.

Desde então, esta parceria tem contribuído para uma maior transparência na informação ambiental. Um factor decisivo de sustentabilidade de onde se destaca o papel daquela entidade internacional que sendo isenta, atribuiu uma classificação com base em relatórios e critérios universalmente credíveis e de alto rigor técnico.

O CDP afirma-se por isso como uma organização não-governamental que fornece o maior e mais completo sistema de internacional de informação ambiental empresarial. As suas classificações constituem, aliás, uma importante ferramenta para investidores e decisores identificarem a forma como as empresas estão a gerir os riscos associados às alterações climáticas.

A Caixa surge assim como dos exemplos nacionais de maior destaque internacional – pelos seus padrões de transparência ambiental e total empenho com uma política de sustentabilidade.

Conheça mais detalhes sobre o papel do CDP em www.cdp.net.


VEJA TODOS OS CONTEÚDOS Caixa Empresas.



pub
pub
pub
pub