Caixa Empresas CGD conquista Green Award

CGD conquista Green Award

Entre cinco candidatos de renome, a Caixa Geral de Depósitos venceu a 9.ª edição dos prémios Green Project Awards, na categoria Gestão Eficiente de Recursos. O projecto de “Reciclagem de Cartões Bancários” já permitiu oferecer mobiliário urbano a duas instituições de solidariedade
CGD conquista Green Award

Se um simples cartão de plástico, inutilizado ou já fora de prazo, é como que o primeiro tijolo da construção de algo mais duradouro e aproveitável, numa lógica de economia circular, imagine-se um milhão de cartões.

Mais do que isso conseguiu recuperar a CGD, entre Janeiro de 2015 e Abril de 2016, para alimentar o projecto então iniciado e desenvolvido em parceria com a empresa Extruplás, que assim reciclou mais de cinco toneladas de cartões.

O projecto lançado em 2015 tem vindo a contar com a crescente adesão da sociedade civil, com largas centenas de clientes e não clientes a depositarem os cartões de plástico já sem uso aos balcões da Caixa. Sendo certo que, no processo de recolha, a confidencialidade dos dados é sempre garantida.

Com a reciclagem desses cartões, os resíduos de PVC foram incorporados na produção de peças de mobiliário urbano em plástico 100% reciclado. Duas instituições de solidariedade social, que apoiam crianças e idosos, foram assim beneficiadas, em Maio do ano passado, com novos equipamentos fabricados com esse material, nomeadamente o Centro Social e Paroquial de S. João das Lampas, em Sintra, e a Confraria de S. Vicente de Paulo, em Lisboa.

Posto em prática o projecto, no início deste ano chegou a distinção na 9.ª edição do Green Project Awards, um galardão organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente, com a associação ambientalista Quercus e a consultora GCI e que conta com o alto patrocínio do Governo português.

Ao longo dos anos e das suas várias edições, os Green Project Awards já acolheram mais de mil candidaturas e distinguiram mais de cem projectos que se destacaram na promoção e partilha de boas práticas, fomentando a inovação, o desenvolvimento sustentável e a economia verde.

Os Green Project Awards dividem-se em oito categorias:

  1. Agricultura;
  2. Cidades e Mobilidade Sustentáveis;
  3. Gestão Eficiente de Recursos;
  4. Indústria 4.0 - Transformação Digital;
  5. Iniciativa de Mobilização;
  6. Investigação e Desenvolvimento;
  7. Mar;
  8. Turismo.



Em 2016, na categoria Gestão Eficiente de Recursos, foram finalistas projectos da Câmara Municipal de Guimarães, do CeNTI, dos CTT, da Biblioteca Municipal de Palmela e da Caixa Geral de Depósitos, que venceu com a sua reciclagem de cartões.

Além da entrega do prémio, realizada no passado mês de Janeiro, no Porto, o projecto da CGD tem sido alvo de apreço e divulgação, por exemplo, através da conhecida rubrica "Minuto Verde", produzida pela associação Quercus e emitida na RTP.

As candidaturas para o 10º Green Project Awards (GPA) estão abertas desde a passada terça-feira, dia 21 de Março.


VEJA TODOS OS CONTEÚDOS Caixa Empresas.




pub