Corretoras de Seguros 2017 Mais de 5 milhões de euros para as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

Mais de 5 milhões de euros para as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

Compensações são atribuídas pelo fundo de solidariedade e indemnizações pagas ao abrigo de contratos de seguro.
Mais de 5 milhões de euros para as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

Compensações são atribuídas pelo fundo de solidariedade e indemnizações pagas ao abrigo de contratos de seguro.

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) já entregou mais de 5 milhões de euros às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, através do fundo de solidariedade criado pelas seguradoras para apoiar as vítimas deste incêndio e de indemnizações.


Em comunicado colocado no seu site há dias, a APS informa que já foram pagas e atribuídas pelo fundo solidário compensações no valor de "2 milhões e 96 mil euros".

Explique-se que o fundo de solidariedade constituído pelas empresas de seguros para apoio aos familiares das pessoas falecidas na tragédia de Pedrógão Grande e aos feridos graves tem o valor total de 2,5 milhões de euros.


Foram já analisados "todos os processos" relativos às 65 pessoas falecidas, assim como os processos referentes a "13 dos 14 casos de feridos graves", explica a APS. Nos processos que respeitam a pessoas falecidas, foram já pagas ou atribuídas compensações em "62 casos". Nos restantes 3 casos, aguarda-se ainda informação complementar.


Em relação aos feridos, foram já atribuídas compensações em "13 dos 14 casos". Há, porém, situações em que o pagamento da respectiva compensação ao ferido está "dependente da evolução da sua situação clínica". "Nalguns casos, foram feitos adiantamentos aos familiares mais directos, para poderem fazer face a despesas mais imediatas", lê-se no documento.


Indemnizações

As empresas de seguros também já pagaram "uma parte muito significativa das indemnizações" devidas ao abrigo de contratos de seguro. A título de coberturas de morte, invalidez, ou danos corporais, designadamente seguros de vida, acidentes de trabalho ou acidentes pessoais, foram pagos "mais de 1 milhão de euros de indemnizações". Estão "pendentes de pagamento mais de 1 milhão e meio de euros", pois os seguros de acidentes de trabalho estão "sujeitos ao ritmo de funcionamento dos tribunais de trabalho".


Nos seguros com cobertura de incêndio ou multirriscos, foram já pagas indemnizações "superiores a 2,6 milhões de euros" para reparação de danos sofridos por 320 habitações. Estão pendentes de pagamento, "cerca de 1 milhão de euros".

Foram também pagos "180 mil euros de indemnizações relativos aos danos próprios de viaturas destruídas", informa a APS.

Recorde-se que o incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou 64 mortos - houve uma 65.ª vítima mortal que foi atropelada quando fugia das chamas - e mais de 200 feridos.






pub
pub
pub
pub