Gestão de Frotas 2017 Estado aponta o caminho ecológico

Estado aponta o caminho ecológico

Além dos incentivos fiscais, o Estado português tem dado bons exemplos de investimento nos veículos eléctricos.
Estado aponta o caminho ecológico

Os preços dos veículos eléctricos mais populares do momento rondam entre os 20 e os 30 mil euros, valores que podem não ser considerados como muito competitivos pelos consumidores tendo em conta as limitações – cada vez menores – da questão da autonomia. Mas é aqui que entram os incentivos fiscais concedidos pelo Estado para a aquisição de veículos eléctricos.

 

Em 2017, está em vigor um apoio de 2.250 euros, atribuído pelo Fundo Ambiental, aos primeiros mil compradores de veículos eléctricos que apresentarem um comprovativo dessa compra. Está também em vigor uma redução no Imposto Sobre Veículos (ISV) para carros híbridos "plug-in", redução esta que pode chegar aos 562,50 euros.

 

Em termos de aposta nos carros eléctricos, além dos incentivos fiscais, o Estado português tem sido um dos bons exemplos de investimento nesta gama de veículos. Uma portaria já publicada em Diário da República prevê que o Programa de Apoio à Mobilidade Eléctrica na Administração Pública permita o investimento em 1.200 veículos eléctricos até 2021, num projecto que será concretizado em diferentes fases e que terá um custo total de 23,34 milhões de euros.

 

Apostar num veículo eléctrico é apostar no futuro da mobilidade: basta olhar para os planos das grandes marcas automóveis e todas elas têm no seu roteiro grandes lançamentos de veículos eléctricos no curto prazo. Além disso, já existem países que estão a delinear planos para terminar as vendas de veículos com motor de combustão a partir de 2025.

 

O caminho é o da electrificação da mobilidade, a grande dúvida que muitas pessoas e empresas ainda têm é sobre o melhor momento para entrar nesta tendência. A resposta não é linear, pois depende de muitos factores – acima de tudo do perfil de utilização que seria dado aos veículos. Mas como foi explicado ao longo do texto, actualmente existem condições satisfatórias para todos aqueles que pretendam apostar já nos veículos eléctricos.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub