Cloud Computing 2017 Redução de custos e agilidade

Redução de custos e agilidade

Vantagens de recorrer à "cloud"
Redução de custos e agilidade

A "cloud" tem a sua posição cimentada e há muito que já se percebeu que não é uma moda passageira. Mas quais são as vantagens que uma empresa tem ao recorrer à "cloud" em vez de ter a sua própria infra-estrutura? "Prendem-se acima de tudo com a redução de custos, a escalabilidade da plataforma na expansão elástica de recursos, a agilidade e a minimização de risco pela possibilidade de acesso a novos serviços já desenvolvidos e testados", responde Abel Aguiar, director de Produto e Pré-Venda B2B da PT.

 

Luís Veiga e João Garcia, professores do Técnico, referem que "as principais vantagens residem em aspectos económicos e de eficiência, operacionalidade e agilidade".

 

Júlio Gonçalves, "vice president consulting" – CGI Global Technology Operations Southern Europe & IT Modernization Competency Centre, diz que, "teoricamente, a empresa não está a gastar recursos com processos que não são ‘core’ e evita a exigência do ciclo perpétuo de construir, gerir, manter e actualizar a sua infra-estrutura interna". Na prática, se o enfoque for só nestes "ganhos", poderá estar também a "abdicar do controlo sobre as suas TI e a comprometer o futuro do seu negócio".




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar